Ano lectivo 2014/2015
A nossa biblioteca, tem este ano uma nova modalidade...
Temos o comboio das histórias que leva às salas as histórias, tendo como objectivo a promoção da leitura, a partilha de ideias e conhecimento.
Demos início à sua dinamização, o grupo de crianças da sala verde escolheu diversas histórias e foram às salas com o comboio contar uma delas.
Após uma manhã bem passada na biblioteca, as crianças elegeram as histórias que iriam partilhar com os colegas das salas da valência pré-escolar.
Leram, trocaram opiniões, histórias e colocaram as histórias no comboio.
Encontrada a história para contar aos colegas:
![]() |
As Férias do Pai Natal- Lurdes Custódio |
Pensámos de que forma contaríamos a história e aí surgiu a ideia de fazermos teatro de sombras...
Construímos a caixa para fazer o teatro e as personagens e fomos às salas relembrar as regras de como bem utilizar a biblioteca e os seus livros.
E assim se vai dando vida à leitura.
O comboio já regressou à biblioteca e já organizámos as histórias nas prateleiras.
Aguardem por novidades...
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
A Biblioteca tem como objectivo primordial, familiarizar as
crianças com os diversos materiais que poderão enriquecer suas horas de lazer.
Visa a despertá-las para os livros e a leitura, desenvolvendo sua capacidade de
expressar-se.
Uma biblioteca dedicada à infância é um espaço lúdico por
excelência, pois é o lugar de brincar com os livros e com as letras, do faz de
conta, do contar e do ouvir histórias. É o local onde se pode dançar, desenhar
e ouvir músicas, ela deve ser um convite a brincadeiras, viajar no mundo da
imaginação.
O contato com o livro possibilita o desenvolvimento da linguagem,
cultural e cognitivo nas crianças, pois estabelece novos padrões de raciocínio
abrindo novos espaços através dos quais as crianças possam se expressar
exercitando a criatividade. Nesse sentido, viabiliza a produção do conhecimento
a partir do crescimento do seu repertorio cultural tendo acesso a outras visões
de mundo que possibilitem estabelecer novas relações com o mundo que o cerca. É
importante estimular a leitura na criança como uma experiência valiosa e
prazerosa. Isso será uma grande fonte de satisfação tanto para as crianças
quanto para os adultos que as acompanharem nesta aventura.
A sua
organização…
Reunimos
no ano letivo anterior, as condições para renovar um espaço físico e dar-lhe
vida… A Biblioteca “Comvida”.
Para
que este local “acontecesse”, contámos com a boa vontade e participação dos
familiares das nossas crianças, a quem, aproveitamos para dizer OBRIGADO!
Montando a biblioteca... "arrumando" os livros nas prateleiras! |
Tornámos
este espaço um local atrativo, agradável e confortável.
Criámos, uma base de dados, onde organizámos, os
livros, as coleções, por temáticas.
Atividades
Na biblioteca e com a iniciativa e dinamização da
equipa técnica temos assistido a diversas histórias, diversificando a forma de
as contar; utilizamos a projeção da história através de computador e projetor,
a dramatização com fantoches, “utilização da televisão mágica”… atividades que
têm suscitado o interesse das crianças e que têm proporcionado uma
diversificação na estimulação da leitura, quer através do livro, quer através
de outros meios audiovisuais.
Aqui ficam algumas das nossas histórias...
Em Abril de 2013...
A QUE SABE A LUA?
Dinamizada por Andreia Silva (mãe do Pedro)
Um tempinho depois...
As educadoras Ana Paula e Margarida Tavares prepararam a projeção de outra história...
(Painel pintado à mão pela Educadora Margarida Tavares) |
Ano letivo 2013/2014
As histórias deste ano letivo...
Novembro
Uma história de Amizade e que derruba preconceitos. |
Educadoras Isabel Gadim e Sandra Seixas
Janeiro e Fevereiro
Dinamizada pelas educadoras; Daniela Simões e Liliana Carvalho.
As histórias são vividas em cada grupo, nas nossas salas...
|
Dinamizada pelas Educadoras; Denise Nair e Márcia Sousa, numa televisão muito especial... UMA TELEVISÃO MÁGICA |
A Biblioteca tem a função de estimular o hábito de
leitura.
Temos que entender que gostar de ler não é um dom, mas um hábito que se adquire. A criança ao ver o seu pai ou a sua mãe lendo tenderá a imitá-lo.
Temos que entender que gostar de ler não é um dom, mas um hábito que se adquire. A criança ao ver o seu pai ou a sua mãe lendo tenderá a imitá-lo.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Sem comentários:
Enviar um comentário