Sala Verde




INFORMAÇÃO
Caros pais:
Informamos que a partir do início do mês de março de 2016 o blog existente (http://ccparadas.blogspot.pt/) deixará de existir.
Em seu lugar foi criado um site da Instituição: ccparadas.pt, neste poderão consultar toda a informação a que habitualmente tinham acesso no blog.

Obrigada, a coordenadora: Conceição Sousa



Janeiro 2015
Olá amiguinhos e família!
Como sabem a época de Natal terminou com os Reis, ouvimos algumas histórias sobre estas personagens, para celebrar, fizemos umas coroas, nas quais colámos massas pintadas de dourado e prateado, decidimos ir cantar os reis, escolhemos a canção “Nós somos os três reis…” que ensaiámos, fomos cantar aos meninos das outras salas que nos ouviram com agrado e no final ofereceram-nos várias guloseimas (bolachas, chocolates, pintarolas, etc.). 



Decidimos ir cantar também aos Avós do Lar, como estava a chover fomos de autocarro. Gostamos sempre de os visitar e levar-lhe um pouco da nossa alegria, eles ofereceram-nos um bolo com cobertura de chocolate decorado com uma coroa de pintarolas, para comermos ao lanche, estava delicioso!


Entretanto o Inverno também tinha chegado em dezembro e falamos agora nele, ouvimos histórias e falámos sobre as suas características, construímos uma cabeça de boneco de neve com um pacote de leite.
A Mafalda falou da profissão de florista e trouxe flores para fazermos ramos e arranjos, oferecemos os ramos às pessoas adultas que estão perto de nós e de alguma forma também nos acompanham. Também tivemos a visita de uma Veterinária, a Drª Diana e a Rececionista Ana Sofia do Hospital Veterinário de Aveiro que nos vieram falar sobre esta profissão e sobre os cuidados a ter com os animais domésticos, os cães e gatos, fizemos perguntas e contamos algumas histórias dos animais que temos em casa. A Drª Diana fez uma consulta ao cão e ao gato e ensinou-nos que antes de fazermos uma festa a um animal devemos pedir autorização ao dono, devemos deixá-lo cheirar a nossa mão e só depois fazer a festinha. 





No final deram-nos uma prenda, um saco com uma bolsa e alguns folhetos sobre animais, agradecemos a disponibilidade e a simpatia das duas.


Fomos ouvir uma história a Biblioteca, “A aventura do ratinho” pela autora e ilustradora, estivemos muito atentos e gostamos desta história.




Entretanto começamos a falar do Carnaval que se aproxima, já decidimos o que vamos ser, veterinários, já estamos a fazer os fatos e adereços, mas é surpresa, depois mostramos na Festa de Carnaval.              

Beijinhos dos meninos da sala verde, da Guida e da Fátima   


Dezembro 2015
Olá, amigos!
Finalmente chegou a época de Natal e com esta muito trabalho, mas um trabalho que não custa pois sentimos a “recompensa”. Começamos por escrever cartas ao Pai Natal onde exprimimos os nossos desejos, afixamos estas cartas na janela da sala ao lado da nossa.
Entretanto falamos da Festa de Natal e do que iríamos fazer, um auto de Natal sobre as profissões que foram adorar o Menino intitulada “Á procura de uma estrela…”, cada um de nós escolheu a sua personagem e começámos a ensaiar.
Preparámos a árvore de Natal, que forrámos com forminhas de papel frisado de várias cores e padrões, para a sua decoração utilizamos um cd, que trabalhámos com o tema alusivo ao que seríamos na peça.

Construímos o Presépio com caixinhas forradas, ao lado colocamos a lareira. Para a decoração das janelas pintamos árvores de Natal nas quais colocamos um rosto.




A Mafalda como sabem veio nas quartas-feiras e numa delas falamos da profissão de Jardineiro e semeámos uma ervilha num vasinho, na outra falou-nos da profissão de massagista explicou-nos o que faziam e trouxe vários objetos utilizados nas massagens que explorámos e experimentámos.
Entretanto chegou o dia da festa, gostamos muito de participar e de assistir, alguns de nós gostámos de ver os pais a atuar, no fim apareceu o Pai Natal, que recebemos na nossa sala muito satisfeitos e alegres e adorámos as prendas que nos trouxe, para os meninos aviões e para as meninas plasticina e forminhas.





De seguida começámos a preparar as prendinhas para oferecermos à nossa família, uma Sagrada Família idêntica à do Presépio da sala que colocamos dentro de uma caixa de ovos pintada e um postal com a nossa fotografia e na parte de fora com o carimbo dos nossos dedos, pintámos quatro velas e o azevinho.


Fomos assistir a um concerto de Natal da Música Amiga, ao qual assistimos com muita satisfação e interagimos, dançámos e divertimos-nos.


Para oferecermos também à nossa família fomos à Pastelaria Chara aprender a fazer Bolo-rei, assistimos ás explicações do Sr. Pasteleiro e ao que ele ia colocando dentro da taça, mas do que gostámos mais foi de decorar o bolo com frutos secos e cristalizados. Enquanto esperávamos que a massa ficasse pronta a Dina deu-nos pão quentinho. Mais uma vez agradecemos a todos a oportunidade, os bolos-reis estavam muito bons.






Chegou o dia de irmos a “Perlim – uma quinta de sonhos” na cidade da Feira, fomos recebidos por dois duendes que quando nos virão aproximar do Castelo disseram “Aí vem os cabeças laranja” e convidaram-nos a entrar, vimos o Pai Natal no cimo do Castelo. Depois de entrarmos vimos várias casas onde havia galinhas e coelhos brancos e renas. Para chegarmos a sala do Pai Natal tínhamos um labirinto e quando aí estávamos começou a cair neve, adorámos.





Estivemos com o Pai Natal e de seguida fomos para o jardim onde participamos na “Minidisco” e assistimos a alguns espetáculos “João e o pé de feijão”, “Há ouro em Perlim”, vimos que estava tudo muito bonito e bem decorado, comemos também Pipocas de Perlim, deliciosas. Fomos fazer um piquenique ao Europarque.












Para participar na Feirinha de Natal preparámos doce de abóbora e bolachas de laranja.




Até à próxima, agradecemos a todos os que connosco colaboraram em 2015, com votos de um 2016 muito feliz para todos.          

Beijinhos dos meninos da sala verde, da Guida e da Fátima   


Novembro 2015
Olá, amigos!
Cá estamos de novo para vos contar o que fizemos durante este período de tempo, fizemos o registo gráfico das nossas comidas preferidas.


Fizemos uma pequena aranha porque nos lembramos do “Hallowen” e pedimos á Guida, pois o que este ano trabalhamos foi o “Pão por Deus”, uma tradição antiga em que as crianças levavam um pequeno saco de tecido e pediam “Pão por Deus”, aprendemos uma canção e forramos caixas com bocadinhos de tecido. 



A Avó do Martim veio-nos ensinar e ajudar a fazer Broinhas típicas desta época, moldamos tantas que depois foram a cozer no forno, no final coloca-mo-las nas caixinhas para levar para casa, cheiravam muito bem e estavam deliciosas.







Entretanto o S. Martinho aproximava-se e com castanhas fizemos alguns jogos matemáticos.



Construímos com castanhas e palitos, pequenos animais à nossa escolha.
  


Utilizámos a técnica da picotagem e colámos castanhas de cartolina numa folha, não tivemos dificuldade em picotar. 


Ensaiámos a canção “No meu bolso guardei…” para nos prepararmos para comemorar o S. Martinho no Lar com os “Avós”, antes disso ainda fizemos um colar, utilizámos um copo de danoninho para fazer o ouriço e a castanha de cartolina, ficámos lindos!


Chegou o dia de festejar e fomos ao Lar, os nossos “Avós” prepararam-nos uma surpresa e representaram a “Lenda de S. martinho”, estivemos atentos e gostámos muito, cantámos as canções que tínhamos preparado com os nossos colegas e de seguida fez-se o magusto, assámos as castanhas na fogueira e lanchamos, pão com fiambre, sumo e bolo que estava muito bom, diverti-mo-nos muito, a Guida enfarruscou-nos a cara com a cinza de assar as castanhas. No final os idosos ofereceram-nos um saquinho decorado por eles com castanhas.










Os nossos pais resolveram fazer-nos uma surpresa e mandaram-nos também uma carta, a Carla da secretaria telefonou-nos e disse para irmos lá, quando chegamos ela contou-nos que o carteiro tinha deixado umas cartas, leva-mo-las para a sala e ficámos muito satisfeitos com as mensagens recebidas.





A Mafalda vem à quarta – feira e prepara-nos sempre uma surpresa, vestiu-se de palhaça e contou-nos a história de um palhaço/malabarista, fez  magia e no fim ofereceu-nos um nariz e uma língua de sogra, brincámos, rimo-nos, pois ficamos muito engraçados.


Recebemos a visitas da Biblioteca Municipal, contaram-nos a história da “Ovelhinha que veio para jantar” e deixaram-nos livros de histórias para usarmos nas nossas salas quando precisarmos, virão todos os meses e trarão sempre surpresas e livros que poderemos usar.


Estamos também a preparar algumas decorações para o natal, e não só, mas é surpresa!
Chegou o dia de visitarmos os bombeiros e adoramos, gostamos de tudo, entramos num carro e numa ambulância, estivemos na central, onde recebem os pedidos de ajuda, vimos a saída do Inem, do carro de desencarceramento e de uma ambulância, vimos os fatos que usam, os capacetes. No final colocamos um chapéu e utiliza-mos as mangueiras para “apagar o fogo”. O Pedro, o bombeiro que nos guiou pôs as sirenes a tocar e as luzes a piscar. Obrigado a todos os que nos receberam e ajudaram nesta visita.    











Até á próxima! Daremos notícias. Já agora, votos de um FELIZ NATAL!

Beijinhos dos meninos da sala verde, da Guida e da Fátima  

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Outubro 2015


Olá, amigos!
Cá estamos para vos contar o que temos andado a fazer, com os pauzinhos, cabaças, maçarocas de milho, nozes, bolotas e amêndoas construímos instrumentos musicais para irmos ao Lar cantar e tocar para comemorar o Dia da Música, o Dia do Idoso e do Animal. Fomos com o grupo da Educadora Márcia e fomos muito bem recebidos pelos “Avós do Lar”. 



Cantámos a canção dos “Bons dias”, “A roda do autocarro” e “Bichos”. Fizemos uma prenda para levarmos, um quadro com folhas secas coladas.
A mãe do nosso colega João foi à nossa sala mostrar-nos a Celeste, uma tartaruga, gostámos muito da sua visita.


Entretanto começámos a trazer os trabalhos que alguns pais fizeram sobre a sua profissão e explorá-mo-los e fizemos uma exposição na nossa sala, alguns trabalhos são muito criativos e explicam muito bem a função de cada um, ainda esperamos por mais alguns.
Aproximava-se o Dia dos Correios e conversámos sobre a profissão de carteiro, escrevemos uma carta na sala e fizemos um desenho e fomos aos Correios mandar essa carta para as nossas famílias.  Colocámos a carta dentro de um envelope no qual a Guida escreveu a moradas das nossas casas e nos Correios fomos recebidos por uma senhora, a Sara, que nos explicou como funcionam os correios e nos explicou que tínhamos de colar um selo. Depois fomos colocar a carta na caixa do correio para fazermos uma surpresa ás nossas famílias.







Para comemorar o Dia da Alimentação começamos por falar da profissão de Cozinheiro, ficamos a saber que o cozinheiro utiliza um chapéu especial e usa um casaco que se chama jaleca, para as comidas ficarem boas o cozinheiro tem de seguir uma receite e respeitar os ingredientes e as quantidades, com algumas receitas saudáveis vamos fazer um livro de receitas.
Pintamos um individual onde para trabalharmos um pouco a lateralidade colocamos um prato, um copo, o grafo do lado esquerdo e a colher e a faca e o guardanapo do lado direito.




Ouvimos muitas histórias sobre os alimentos e sobre meninos que não gostam de legumes e resolvemos juntamente com a sala laranja fazer sopa de legumes, trouxemos vários legumes e preparámos-los para serem cozinhados, cortámos-los com muito cuidado, fomos à cozinha levar a panela para a cozinheira Cristina pôr no fogão, no final levámos para casa uma garrafinha com sopa, estava muito boa.






 Falámos sobre a roda dos alimentos, construímos uma e aprendemos que cada um dos gomos da roda corresponde a um grupo de alimentos e a quantidade que devemos comer, aprendemos uma canção sobre a mesma, um dos nossos colegas ofereceu á sala um puzzle da roda dos alimentos com 80 peças que gostamos muito de construir. 



Estamos a fazer um chapéu de cozinheiro pois ainda vamos fazer outras surpresas.      
Até à próxima!

Beijinhos dos meninos da sala verde, da Guida e da Fátima.   

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 setembro 2015


Olá, Amigos!
Depois de umas férias merecidas, em que esquecemos as rotinas, os horários rígidos, e que estivemos com as nossas famílias e amigos, estamos de regresso. Já tínhamos saudades dos nossos coleguinhas e amigos e da nossa “escolinha”. Estamos tão crescidos que já estamos na SALA VERDE, uma sala cheia de luz, espaço, e materiais e brinquedos diferentes. Temos um coleguinha novo a quem acolhemos bem e que se adaptou bem a nós, a Auxiliar da nossa sala também é nova, mas nossa conhecida, é a Fátima, mandamos um beijinho especial para a Zulmira e o nosso obrigado por nos ter acompanhado no ano passado.
O nosso Projeto Curricular deste ano será sobre “as profissões”, pois revelamos curiosidade e alguns querem ser bombeiros, policias, astronautas, bailarinas, médicas, etc.  
Nos primeiros dias explorámos os materiais, os brinquedos, jogos e os espaços, conversámos sobre as férias e fizemos o registo gráfico destas. Conversámos sobre as plantas e descobrimos as abelhas, a Guida perguntou-nos se sabíamos quem cuidava delas e lhes tirava o mel, é o apicultor, este usa um fato especial, um chapéu com uma rede e luvas para estar bem protegido. Descobrimos que as abelhas fazem o mel a partir do pólen que recolhem das flores, vivem na colmeia e esta só tem uma rainha que põe os ovos, as abelhas obreiras recolhem o pólen e cuidam dos ovos, existem também os zangões que são uma espécie de namorados da abelha rainha, vimos algumas imagens.
Cheirámos e provámos o mel, alguns meninos disseram que o mel cheirava a fruta e que era muito docinho outros não quiseram provar. Aprendemos uma canção “As abelhas trabalhadeiras”.




Resolvemos fazer o nosso placard dos aniversários com uma colmeia, os favos estão divididos em meses e cada um representa o aniversário de um menino. Fizemos abelhinhas com bolas de esferovite e massas, colámos brilhantes em flores.
Pintámos as capas para guardar os desenhos e trabalhos com bolinhas de sabão com várias cores, foi uma atividade engraçada pois umas vezes saiam bolas grandes que rebentavam no papel, outras não e soprávamos com força.





O outono estava quase a chegar e fomos ao Largo da Nossa Senhora apanhar folhas e galhos, vimos um terreno com milho, a Fátima apanhou duas maçarocas e a Guida explicou-nos que os milheiros já estão secos e a palha vai servir para dar aos animais quando é inverno e chove e as espigas depois de malhadas e transformadas em milho servem para alimentar os animais e também para moer e transformar em farinha e fazer broa.





 Nesse dia fomos ao parque e divertimos-nos muito.




Conversámos sobre o outono e descobrimos que já sabemos muitas das suas características, a Fátima trouxe-nos cabaças e abóboras, maçarocas de milho de pipocas e dióspiros pois já não nos lembrávamos muito bem como era o fruto. 



Com os pauzinhos que trouxemos estivemos a ver qual era o mais comprido, o mais curto, o mais grosso e o mais fino e quais tinham o mesmo tamanho. 
Fizemos um trabalho com colagem de folhas, em que tínhamos de identificar uma grande, uma média e outra pequena.



Colocámos também em funcionamento a tabela de presenças, este ano não tem as nossas fotografias, só tem os nomes e cada um marca a sua presença com uma bolinha azul, as faltas marcamos com um X em vermelho.
Contamos o mais importante destas primeiras semanas.
Beijinhos dos meninos da sala verde, da Guida e da Fátima   

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 maio de 2015

O nosso mês de maio iniciou da melhor maneira, a mãe da Mariana B. e a mãe da Margarida Silva vieram fazer experiências com a ciência e com jogos matemáticos, para além de divertido foi desafiante, ora espreitem...

Experiência do ovo que flutua na água salgada e afunda na água doce

Jogo Tangram

Magnetismo, retirar da areia metais com íman 






Pentaminó, um jogo matemático  muito divertido e que exige de nós muita concentração.







O trabalho de equipa foi muito divertido e funcionou muito bem, havendo troca de grupos nas diversas atividades planeadas pelas mães.

Curiosos como somos, experimentámos uma atividade que outros colegas nossos também já fizeram...
A pintura mágica com lápis de cera, porém devemos confessar e como a tinta não ficou suficientemente aguada, o resultado não foi bem o que nós esperávamos, contudo, compreendemos que a cera não absorve a água.


Máxima concentração e empenho fantástico da nossa criativa Sara...


Produto final...








E como gostamos de desafios matemáticos...

Aqui fica mais um...

Introdução às barras Cuisinaire...



As barras de cor são um material manipulativo especialmente adequado para a aquisição progressiva das competências numéricas. São um suporte para a imaginação dos números e das suas leis, tão necessário para poder passar ao cálculo mental, para introduzir e aplicar as operações aritméticas.







No dia 11 de maio os treinadores de hóquei, vieram fazer uma demonstração, foi muito divertido e aprendemos bastante acerca da modalidade...






Quase no final, já alguns se conseguiam equilibrar...



No dia 18 de Maio, dia dos museus, visitámos o museu Santa Joana, conhecemos parte do museu, aprendemos como se faziam antigamente os medicamentos e conhecemos um pouco da história deste museu, outrora convento.




Com o dia da criança quase a chegar, colocámos mãos à obra para construir os fantoches para realizarmos uma peça de teatro...
"A Formiga Horripilante"





Depois do teatro preparado e ensaiado, construímos uma canção, sabemos que a métrica não será a mais correta, mas foi a possível de ser elaborada e Ufa... que até foi fácil...
YUPI!!!!!!!!
E sabem que mais, investigámos sobre as formigas, habitat, alimentação etc... 
Consultámos enciclopédias, histórias e internet, reunimos informação em conjunto com os nossos pais e aprendemos bastante.

Ainda houve tempo para construir os nossos mealheiros com material reutilizável, com latas, sobras de tecido e os nossos deditos, aqui ficam os nossos mealheiros, porque...
O dia da Criança é um bom dia para começar a poupança ;)
Houve quem dissesse que iria poupar para o vestido de casamento, outros para comprar um Ferrari e mais não contamos...






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2ªquinzena de abril 2015

Lembram-se da última história que ouvimos na Fábrica da ciência?
Inspirados nessa história resolvemos fazer para as nossas mães um ambientador com o aroma de lavanda.
Colocámos as folhas de lavanda numa garrafa de plástico...




Enchemos a garrafa com álcool até cobrir as folhas...


Deixámos repousar 2 dias num local escuro...
E passados esses dias distribuímos o ambientador pelos frasquinhos...


Seguiu-se a decoração do frasco...



 E a realização do embrulho para a prenda com material reciclável...


Pintámos as nossas mães e fizemos a sua caraterização...


Preparámos um postal com uma simples colagem e elaborámos alguns versos para as nossas mães...


Como consideramos que as nossas mães são as nossas heroínas, resolvemos fazer-lhes uma pequena surpresa, preparámos o pequeno almoço para elas, mas antes, ouvimos a história "Coração de mãe" contada pela Mariana Borges.



Parabéns às mães presentes, às mães que estiveram ausentes, mas que de tudo fizeram para que a atividade se pudesse concretizar colaborando com a sua compreensão e ajuda de familiares próximos.
Por isso aqui fica o nosso agradecimento à mãe da Ana, à tia da Mariana e à avó da Margarida.














No dia 30 comemorámos o dia da dança e fomos ao lar dançar a canção O Coração da cantora Maria Vasconcelos, os idosos prepararam uma coreografia também para nós, na qual colaborámos.



E aqui ficou mais um pouco deste nosso percurso...





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1ª quinzena de abril 2015

Ainda um cheirinho a Páscoa...
Confecionámos deliciosos folares uma das nossas mais célebres iguarias da Páscoa e imaginem só que todos gostamos de participar.
O que aprendemos nós com esta atividade?
Qual o doce tradicional da Páscoa;
Trabalhámos em equipa;
Respeitámos a vez de cada um do grupo;
Realizámos medições;
Realizámos contagens;
Relembrámos a importância do fermento na confeção dos bolos;
Relembrámos a simbologia cristã da Páscoa;
E tanta... tanta coisa... realmente difícil de definir.




















No dia 7 de Abril comemorámos o dia mundial da saúde. A enfermeira Mariana veio explicar a importância das vacinas, trouxe o estetoscópio e ouvimos o coração uns dos outros.
Nesse dia realizámos a pesagem, e medição, descobrimos quem é o mais alto e o mais pesado e realizámos o respetivo registo.






No dia 14 de abril fomos até à Feira de Março e simplesmente ADORÁMOS a experiência.





Não poderíamos vir embora sem provar as famosas farturas... que experiência deliciosa.


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                           Sê bem vinda primavera, esperamos que tenhas vindo para ficar.  






Em tua homenagem decorámos os nossos vidros e corredores com mobiles.


Vê bem... Observa...
Não há em todo o nosso jardim uma flor igual.


Recebemos a Primavera com a visita dos idosos da ERPI Amélia Madail.
Tínhamos tudo já pronto para recebê-los ensinaram-nos a plantar um tomateiro e tratar dele. Aprendemos que o devemos regar dia sim dia não e sempre junto à raíz.
Quando crescer um pouco deveremos colocar um pau.





Decorámos o vaso ao nosso gosto, um trabalho coletivo.


 Colocámos o tomateiro no exterior e regámos.


Passámos para as sequências temporais da Semente ao Fruto...



Registo gráfico da sequência...





Com a Páscoa quase a chegar decorámos os sacos do pão fazendo com eles belos coelhos para colocar as nossas amêndoas e ovo de chocolate.





E eis que o mês de março chega ao fim... aqui fica um dos instrumentos por nós utilizados para registo do tempo cronológico.
E assim se aprendem os números, a sua sequência, os dias da semana, os meses do ano, as estações do ano




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1ª quinzena de março de 2015

Olá pais... 


A primeira quinzena foi dedicada inteiramente ao pai e também aos que não o sendo, desempenham a figura paterna com alma e coração, dando o seu bem mais precioso-  O AMOR INCONDICIONAL, esse, o mais puro, sem pedir nada em troca.

Por isso a vós pais deixamos este texto poético 


Quando Eu não te Tinha
Quando eu não te tinha
Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo.
Agora amo a Natureza
Como um monge calmo à Virgem Maria,
Religiosamente, a meu modo, como dantes,
Mas de outra maneira mais comovida e próxima...
Vejo melhor os rios quando vou contigo
Pelos campos até à beira dos rios;
Sentado a teu lado reparando nas nuvens
Reparo nelas melhor —
Tu não me tiraste a Natureza...
Tu mudaste a Natureza...
Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,
Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,
Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,
Por tu me escolheres para te ter e te amar,
Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente
Sobre todas as cousas.
Não me arrependo do que fui outrora
Porque ainda o sou.

Alberto Caeiro, in "O Pastor Amoroso"

Heterónimo de Fernando Pessoa

Fizemos um quadro de memórias, para quando o cérebro pregar algumas partidas. 


Sabemos que de NÓS, tu nunca te irás esquecer...



Desenhámos um postal para ti...




Conversámos sobre o que mais gostamos de fazer com os pais e também o que menos gostamos.



Pintámos folhas de jornal para fazer o embrulho, agora já têm um quadro de memória, ou lembranças, por isso...
não se esqueçam de o usar!


Parabéns por serem uns pais à maneira!

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2ª Quinzena de fevereiro 2015
Uma vez que constatámos que ainda nos baralhamos com a mão esquerda e a mão direita, trabalhámos este conceito com a ajuda de uma canção de Maria Vasconcelos, trabalhámos o conteúdo ao nível da expressão plástica e motora.


 "A esquerda e a direita preciso distinguir,
Mas para não me enganar,
Vou ter de descobrir, 
Um truque que me ajude..."



No salão treinámos basquetebol, alternando o batimento de bola entre as mãos esquerda e direita, os exercícios de basquetebol são bastante divertidos...







Mais uma forma de abordagem à escrita...
adquirimos um quadro magnético e letras para podermos copiar palavras e escrever os nossos nomes, etc.


Aprendemos na interação com o outro...


Houve também um espaço de moda...
Aqui ficam as novas tendências para a Primavera...


Os 5 sentidos chegam-nos através da exploração da história do Sid Ciência- Os 5 sentidos e daí resolvemos fazer uma experiência com o nosso olfato. Realizámos uma experiência, onde identificámos os cheiros selecionados, depois com os olhos tapados tínhamos que adivinhar o cheiro através do olfato e realizar o respetivo registo da experiência.



No final deste mês fomos à Fábrica da Ciência Viva em Aveiro e ouvimos a história;

À procura daquele Abraço
 Sinopse;
Há muitas maneiras de resolver as nossas saudades! A Teresa, a neta mais cientista do mundo, fez assim: apanhou alfazema, no quintal das ervas aromáticas, e com uma experiência de química conseguiu guardar num frasquinho (de água de colónia) o abraço perfumado da avó! Era uma vez ciência assim.

Componente experimental: Produção de água de colónia









E trouxemos para a nossa sala as plantas de lavanda...
Aguardem, será que por aí vem uma surpresa?



Sempre a aprender...
Cada dia uma nova aprendizagem.


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1ª Quinzena de fevereiro 2015

Com a azáfama da construção dos fatos de Carnaval e também com a ajuda da chuvinha ainda não pendurámos o nosso morcegário, mas descansem pois isso estará para breve. 
Depois dos fatos estarem prontos colocámos-los no nosso placard de sala, outros estavam já organizados e prontos para a festa.


Como somos um grupo que gosta bastante do palco e das luzes da ribalta, andávamos impacientes para ensaiar. Decidimos o que fazer, que não foi uma dança, tal como tínhamos pensado inicialmente e realizámos uma representação sobre os animais em vias de extinção, retratando algumas das causas inerentes a este facto.
Antes do tão importante dia da festa de Carnaval, ouvimos uma história, que nos foi sugerida pela mãe da Mariana Borges e explorámos-la, como filósofos que somos, pensámos sobre as coisas e concluímos que o Amor é algo que não é muito fácil de definir, porém, à nossa maneira descobrimos a melhor forma de dar forma ao amor.


Escrevemos "O AMOR É...", explorando a linguagem escrita...




E pintámos vários corações nos vidros, pois achámos que esta é uma boa forma de representar o amor...



Como não poderia deixar de ser, na manhã do dia 13 de Fevereiro tirámos várias fotos com os nossos animais em vias de extinção...












Até breve fiéis seguidores ;)

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2ª quinzena de janeiro 2015

Os nossos fatos de Carnaval são as nossas obras mais recentes, contudo de entre muitas conversas temos vindo a pesquisar e descobrir que existem imensos animais em vias de extinção, inclusivamente a raposa.
Uma das principais razões da extinção de alguns animais é a inconsciência do Homem, que utiliza pesticidas, caça desenfreadamente, pesca inconscientemente sem pensar no futuro do planeta.
Este Carnaval iremos sensibilizar a comunidade escolar mais próxima e salientar o seu papel na preservação das espécies.
Aqui fica a ilustração dos nossos dias...








Além da pintura, do trabalho de equipa, também estivemos a recortar sardinhas...
Para que serão?
quem adora sardinhas?????


As atividades de escolha livre contempladas pelo grupo resultam em aprendizagens sérias...
Ora vejamos...

E de pernas para o ar o famoso... MORCEGO.

Estruturação das figuras no espaço

Construções com legos
E onde será que fomos no dia 27 de janeiro?
Alguém sabe?
Fomos à Fábrica da ciência viva em Aveiro...



Ouvimos uma história com ciência
M de Morcego, de mãe, de mana...

E QUEM É O MELHOR AMIGO DO HOMEM?



Para o Sebastião era um morcego... e nós compreendemos o porquê!
Tal como a família do Sebastião construímos um morcegário, todos contribuímos na sua construção e agora só falta colocá-lo estrategicamente na nossa instituição.




Sabiam que o morcego é um animal protegido pela lei?
É um animal em vias de extinção, é importante para controlar pragas de insectos, espalhar o pólen das flores, entre muitos outros benefícios...

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1ª quinzena de janeiro 2015
Nestes últimos tempos, temos estado a auto-avaliar o que sabemos, o que não sabemos e o que desejamos aprender, porque afinal os protagonistas da nossa história somos precisamente nós.
A auto-avaliação é um processo promotor de desenvolvimento, a criança ao reflectir sobre o que já é capaz de fazer e as suas limitações toma consciência dos seus pontos fortes e daquilo que pode melhorar.
Com a ajuda da educadora, cada uma das crianças realizou a sua auto-avaliação. Quando pensamos que no ensino pré-escolar isto pode não ser possível, concluímos após este trabalho individual que as crianças têm consciência plena daquilo que sabem e do que querem aprender.

Conversámos sobre as estações do ano e as suas características demos asas à nossa imaginação através da pintura com pincel...



Depois de muito conversarmos em grupo sobre o que gostaríamos de "ser" no Carnaval, constatámos que a maioria das crianças demonstravam preferência por se vestir de animais e aí surgiu a ideia...
E se investigássemos quais os animais em vias de extinção?
E porque é que eles estão em vias de extinção?
E assim fizemos com a colaboração dos pais.

O Pedro fez o trabalho com a sua mamã e explica aos colegas quais os animais que estão em vias de extinção

O Rodrigo explicou quais os animais que investigou
Desta investigação resolvemos realizar uma exposição, para informarmos os pais sobre as nossas pesquisas.


Já decidimos a "pele" dos animais que iremos vestir e já iniciámos a construção dos fatos... 




No dia 14 fomos ao banco Alimentar entregar os bens alimentares recolhidos na semana da partilha, as nossas questões são sempre muitas e ficámos a saber que podemos armazenar papel usado de revistas e jornais, etc, para podermos entregar no Banco Alimentar, para assim eles poderem trocar por bens alimentares, pois sabemos que a nossa realidade não é a de muitas famílias carenciadas, através da partilha podemos ajudar outras famílias.

O Sr. José explicou-nos tudo o que tínhamos curiosidade em saber.

Os alimentos que levámos foram colocados em cima da balança

49kg Obrigada :)

os cabazes para entregar às famílias... o que contêm

E ainda houve tempo de explorarmos noções matemáticas, simetrias, contagens...



Porque afinal a borboleta é também um animal em vias de extinção!

Até breve...
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2ª quinzena de Dezembro 2014

As duas últimas semanas de dezembro foram vividas com uma grande azáfama, decorámos o postal de natal para levarmos para a família com estrelas e formas de bolos de côco.




Fomos à biblioteca da instituição selecionámos algumas histórias para colocar no comboio que deslocámos às salas de pré-escolar. o comboio pôde ficar um dia em cada sala, mas à chegada os grupos desta valência ouviram a história; As férias do Pai Natal, escrita por Lurdes Custódio, foram momentos divertidos, pois pudemos trabalhar a história com teatro de sombras.
(Podem ver mais pormenores na nossa página da Biblioteca!)


Como convida a tradição, confecionámos um bolo rainha delicioso na pastelaria Chara, intervimos diretamente na confeção, cada um de nós colocou um ingrediente.
Contactámos mais de perto com os frutos secos, e até os provámos!






O Pasteleiro colocou o fermento.
E para que serve o fermento, qual o seu papel no bolo rainha?
VAMOS INVESTIGAR...



Depois de misturados todos os ingredientes, a massa foi para a batedeira, onde ficou cerca de 20 minutos a bater...


Enquanto a massa ganhava forma, nós estivemos a comer um pãozinho e a ver TV...


De regresso, após ter a massa batida, os bolos rainha começaram a ganhar forma.
Iniciámos o enfeite do bolo, cada criança decorou o seu.



Os bolos ficaram na pastelaria a levedar para serem cozidos no dia seguinte. Entretanto decidimos explorar a função do fermento nos bolos e fizemos a seguinte experiência...


Colocámos e colheres de fermento de padeiro e 3 colheres de açucar em duas garafas.





Numa das garrafas colocámos água fria...


Na outra garrafa colocámos água quente.


Colocámos um balão em cada garrafa e aguardámos qual dos balões enchia primeiro.



Verificámos que foi o balão verde que correspondia à garrafa que continha a água quente.
Concluímos que o fermento ataca o açúcar da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2). Durante o descanso da massa o gás formado multiplica o volume, provocando o crescimento do bolo.
  

Cada criança levou um saquinho de Natal  com um bolo rainha.
Segundo os últimos relatos, o bolo estava delicioso.






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1ª Quinzena de dezembro 2014
Chega o mês de Dezembro e como é habitual, chega a vivência da época natalícia e toda a azáfama dos preparativos para a festa de Natal.
Este ano encenámos a peça de teatro Babuska, pretendemos transmitir com esta peça o valor da partilha, da preocupação pelo próximo e aprender que é na partilha e no dar amor ao próximo, que também aprendemos a amar e preenchemos "vazios" que possam estar no nosso coração, nas nossas vidas.
Pelos corredores ouvem-se as nossas canções de Natal que vamos trauteando. E como não poderia deixar de ser preparámos a nossa sala a rigor, para receber o pai Natal e para esta época natalícia cheia de magia e ciência à mistura.
Decorámos o nosso pinheiro de Natal, pendurámos adereços nas janelas que já havíamos feito em anos anteriores e colocámos o nosso presépio por baixo do pinheiro de Natal. 


Fizemos uma coroa com rolhas de cortiça e azevinho.


Ouvimos histórias alusivas ao primeiro Natal e atá já sabemos de cor a história do primeiro Natal.
Preparámos ainda no final do mês de novembro o calendário do advento, no dia 1 de dezembro começámos a contagem decrescente para o Natal.


Pintámos os sacos do nosso lanche da festa com "stencil" alusivos ao Natal e portamos-nos lindamente na festa, divertimos-nos em palco.
A participação dos pais foi muita engraçada, e gostamos de ver a forma como os pais se dedicam também à nossa festa. 




A chegada do Pai Natal foi um momento muito engraçado, ainda não chegámos a consenso se ele trazia renas ou póneis a puxar o trenó!!!????


O pai Natal foi à nossa sala, levou para os meninos um dinossauro para pintar e para as meninas uma boneca, gostámos muito do presente.


Mas ainda há muito trabalhinho para preparar até ao Natal.
Por enquanto desejamos a todos Boas Festas.


(D,A. 5 anos)
Através do desenho a criança expressa a sua criatividade, materializa as suas vivências, dá-se a conhecer, surpreende-nos!
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2ª Quinzena de novembro 2014

Trabalhar com elementos naturais concretos, para além de ampliar o campo lexical da criança, estimula a curiosidade pelo meio que a rodeia.
Ainda no âmbito do dia de S. Martinho, realizámos esta atividade que estimula o raciocínio lógico matemático, ao concretizarmos sequências com castanhas, amêndoas e nozes...



Vestimos as nossas melhores indumentárias, colocámos as cristas, o gel, e o nosso melhor sorriso para a sessão fotográfica com o Estúdio D.


No dia internacional dos direitos das crianças, reunimos em assembleia e discutimos coisas importantes que nos fazem refletir sobre o que somos, o que temos e o que são os outros o que deveriam ter...
Também não foi esquecido o direito a BRINCAR...




Isabel... olha fizemos um 8!!!!
As construções tridimensionais, ganham cada vez mais "espaço no tempo" de atividades livres.

Olha o balão no ar...

No dia internacional da cultura científica, realizámos uma experiência e aprendemos que ao esfregar balões nas nossas camisolas, estamos a produzir eletricidade estática; os pedacinhos de papel ficam "agarrados ao balão".



E esfrega 20 vezes...



"Apanhei muitos papelinhos" 


No dia 25 os utentes do lar vieram divulgar algumas experiências que realizaram e prepararam para nós e para os meninos da valência Pré-escolar.


O esparguete dançarino... 


E muitas outras experiências!
Agora estamos a viver a época natalícia... 
Aguardem porque este Natal será recheado de surpresas...

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1ª quinzena de Novembro

“Os pequenos cientistas” têm realizado grandes descobertas...

Através da história (conhecida do grupo) ”A rua das cáries”, demos início à exploração da importância que tem a higiene oral.
Explorámos a mensagem da história, demos asas à nossa imaginação elaborando as bactérias em plasticina, com uma forma imaginária. 


Confeccionámos pasta de dentes caseira…
Todos colaboraram no sentido de colocar uma parte de o ingrediente ou de os misturar, conseguimos captar a atenção da maior parte das crianças, sendo interrompidos pelas suas questões e curiosidades
Cada criança trouxe a sua escova de dentes e após o almoço as crianças escovaram os dentes e a língua, disseram gostar da pasta de dentes e que cheirava a mentol.



Lavar a língua é fundamental.


Foi uma actividade bem-sucedida, em que além dos conceitos que não precisam de ser memorizados, as crianças participaram activamente na execução da experiência e ao mesmo tempo têm envolvido as famílias que vão comentando o que se vem vindo a fazer em grupo.
Como fazer pasta de dentes caseira
1 colher de tomilho
1 colher de salva
Água bem quente
1 colher de caulino- Argila branca rica em carbonato de cálcio deixa os dentes limpos, serve como abrasivo.
1 gota de óleo essencial de anis- função desinfectante
2 gotas de óleo essencial de menta refrescante e analgésica 
Corante alimentar  para dar cor à pasta

Algumas crianças mencionaram que os seus dentes estão a cair.
O Bernardo acrescentou ainda que os dentes da frente são para cortar os alimentos, os pré-molares e os molares são para mastigar tendo o Duarte acrescentado que a língua serve para empurrar os alimentos.

Depois foi a vez de comemorar o S. Martinho e fazer doces e iguarias para a feira de outono…


Apurando a nossa sensibilidade estética...





Confeccionando iguarias...





Ups... farinha por todo lado!


Fazendo broas de erva doce...


E assim contribuímos para a nossa feira de Outono, com marmelada, com doce de abóbora e com biscoitos. Os pais também trouxeram muitas coisas saborosas.

Descobrindo... Onde está a cor castanha da castanha?

 Ainda tivemos tempo para fazer experiências com cores e explorar uma tabela de dupla entrada, estimulando o raciocínio lógico-matemático.




 Primeiro em grande grupo...




Individualmente...



 E interagindo em equipa.


Tivemos ainda oportunidade para explorar os instrumentos musicais e tocar e cantar várias canções de S. Martinho.

No final da segunda semana, a rena e uma duende vindas do Fórum de Aveiro visitaram-nos e  avisaram-nos que o Pai Natal está a chegar. Deixaram ficar um brinde muito engraçado para nos aquecer as mãos.



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2ª Quinzena de Outubro

Da magia à ciência



Nas nossas conversas em grupo, surge a curiosidade de sabermos um pouco mais sobre os morcegos, a pesquisa foi bastante interessante na medida em que sobretudo as crianças mais velhas do grupo, trouxeram informação sobre o morcego, quer em pesquisas realizadas na internet, quer em pesquisas feitas em enciclopédias e revistas que trouxeram para mostrar aos colegas.
Verifiquei que as crianças já haviam feito com os pais a leitura da informação e no fundo acabaram por transmitir ao grupo o que haviam aprendido previamente em casa. Esta actividade despertou o interesse de todo o grupo.
Através dessas imagens conseguiram executar o desenho do morcego com lápis de cor, observando pormenores, tais como as mãos e pés, muitos deles salientaram o pormenor de querer desenhar o morcego de pés para o ar.
Pintaram os rolos de papel higiénico de preto para pendurarmos nas nossas janelas, recortaram círculos para dar um pouco de cor ao mobile.
A pesquisa não ficou por aqui, continuam a folhear os livros que trouxeram e a observar as informações recolhidas na internet. 



Um pouco de magia ou será ciência?


Conhecemos a Bruxa Mómó, que queria tanto fazer magias, criar um príncipe feio com baba de caracol e lágrimas de dragão, quis fazer desaparecer objectos mas não foi bem sucedida como Bruxa!





Concluindo que não tinha muito jeito para magia resolveu fazer experiências científicas e vejam só como nós a ajudámos...


Aprendemos que com produtos que temos por casa, conseguimos realizar ciência, ora então vejamos,
enchemos um medidor com 100ml de vinagre.


Colocámos em 4 copos de iogurte corante alimentar para dar um pouco de cor...


em conjunto com o corante colocámos bicarbonato de sódio...



e um pouco de detergente da louça...


Agora a difícil tarefa de dividir 100ml de água pelos 4 copos de iogurte.


Mexendo a mistura do corante, água e detergente...


 dividindo 100 ml de vinagre noutros 4 copos de iogurte...


A mistura colorida estava completa...


Agora no chão e para que todos pudessem estar atentos ao que ia acontecer...
quatro crianças juntaram o vinagre à mistura colorida e...


Aconteceu a explosão, como eles próprios definem o fenómeno...
ou seja, o vinagre reagiu com o bicarbonato de sódio e libertou bolhinhas de dióxido de carbono, que ao subir formavam com a ajuda do detergente toda esta espuma.
Despertada a curiosidade, segue-se uma outra experiência "Os pega monstros", inicialmente realizada em grupo, depois individualmente...


Precisámos de cola, corante alimentar, boreto de sódio e água...


À cola juntámos corante alimentar...


num outro copo, colocámos 5 colheres de boreto de sódio e enchemos o copo até cerca de meio de água...


Chegada a hora de realizar a mistura era preciso mexer com energia...


O Pega monstro começou a ganhar forma...



Após a experiência em grupo, cada um executou o seu pega monstro.





Momentos espontaneamente divertidos...


Atenção sabemos desde já que para fazer experiências há regras e a principal é a segurança.
Aguardem, temos mais experiências e aprendizagens para realizar...


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1ª Quinzena de Outubro 2014
Entre pesquisas e reflexões aqui ficam as nossas descobertas…





A comemoração do dia do animal foi marcada pelo relembrar de como deveremos tratar os seres vivos. Ouvimos a história dos músicos de Bremen, que retracta a utilidade dos animais e o abandono de alguns deles.
Realizámos uma pesquisa na biblioteca da instituição, onde descobrimos e “requisitámos” alguns livros que nos ajudaram a completar um trabalho onde dissemos quais os animais com 2 patas, com 4 patas e os que não têm nenhuma pata.
Pesquisámos também sobre a utilidade dos animais para o Homem; a ovelha dá-nos a lã, a galinha os ovos e a vaca o leite, entre outros animais…







Desvendámos e ilustrámos adivinhas sobre animais.







 


Realizámos uma estatística onde analisámos o número de crianças que têm animais domésticos realizando posteriormente a análise do quadro e retirando as nossas conclusões.




Para iniciar a semana da alimentação descobrimos a história da Joana que não gostava de frutas e após reflexão da história, concluímos que as frutas são importantes na nossa alimentação para que possamos crescer saudáveis, ilustrámos também os frutos da história.
Ouvimos a história da Srª Roda dos alimentos, que decidiu brincar com os alimentos e atribuir-lhes grupos. Foi o que nós também fizemos ao completar a nossa roda dos alimentos com recortes de imagens de alimentos que encontrámos em panfletos de vários supermercados.

No dia da alimentação demos “asas à imaginação”, com as diversas frutas, realizámos espetadas, e outras coisas mais…








Fomos ao lar Maria Amélia cantar e dançar a cantiga da sopa da autora Sónia Araújo, vejam só como foi uma animação...







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O início do ano letivo é marcado pela chegada de crianças novas ao grupo. A boa adaptação do grupo às rotinas e a sua contribuição para que determinássemos regras e nos organizássemos na nossa sala, foi fundamental.
Fomos ajustando as áreas da sala às necessidades de grupo, temos uma área nova, a da ciência, onde esperamos realizar diversas experiências e explorar diversas temáticas.
Elaborámos as nossas capas para guardar os trabalhos.
Retratámos o que fizemos nas nossas férias através do desenho e da expressão oral e registo escrito.

Realizámos a nossa experiência científica, tingindo molas de madeira com papel crepom e água para colocarmos com os nossos nomes nos cabides. Observámos que as molas absorveram a tinta do papel crepom e ficaram coloridas.



Nas nossas reuniões em grupo, demonstrámos curiosidade pelo caracol e decidimos observá-los mais de perto. Para isso construímos um “caracolário” com a ajuda da mãe da Laura que nos trouxe imensos caracóis e de vários tamanhos.


Colocámos questões tais como; “como é que ele se cola?”; “o que é que ele come”; “como vê?”; “será que ele ouve?”; “como cheira?”; etc. 
Ao longo do tempo realizámos algumas descobertas.


Descobrimos que eles gostam de alface; cenoura e couve. Não gostam muito de maçã.



A Inês concluiu que são animais nocturnos porque andam mais de noite e comem de noite, embora diga que existem várias espécies que também se deslocam durante o dia. O Pedro acrescentou ainda que também existem caracóis do mar.

Através do caracol, explorámos temáticas que abordam a área do conhecimento do mundo.
Trabalhámos a área da expressão e comunicação, através dos vários domínios; ordenaram os caracóis do maior para o mais pequeno (domínio da matemática).

Fizeram modelagem de um caracol com massa de sal, tendo em conta a morfologia do caracol... 


Cantaram a canção do caracol (domínio da expressão musical)
                                    
  Melodia da canção “fon fon fon” do grupo Deolinda

“Como custa o caracol,
Quando sai do seu cantinho:
Sete dias ele leva
Para andar um bocadinho!

Lá vem ele vagaroso,
Pela relva se movendo.
Eu, se fosse caracol,
Só queria andar correndo.

E lá vai o caracol
Pelo jardim passeando,
Com os corninhos ao sol,
A sua vida vai levando.”

Aprenderam a lengalenga do caracol (domínio da linguagem).

O caracol

O caracol estava a chorar (esfregar os olhos)
Queria o sol para brincar (desenhar uma roda no ar)
Estava a chorar, não pôde sair (fazer com os dedos a chuva a cair)
Foi para casa e pôs-se a dormir (juntar as mãos para fazer telhado e sinal de dormir)
Ao outro dia, ao acordar (espreguiçar)
Pôs os pauzinhos logo no ar (com os dedos indicador fazer os pauzinhos)
Foi à janela e viu o sol (cruzar os braços)
Já pode ir brincar, Senhor Caracol! (bater palmas)

Com a chegada do outono, realizámos uma saída ao exterior com o objetivo de observar o meio envolvente, recolhemos folhas secas caídas das árvores e que estamos a utilizar para recriar imagens figurativas.











Ainda tivemos tempo de ir ao parque…




E agora vamos investigar porque caem as folhas no outono…

                                                                                              30 de Setembro de 2014




ANO LETIVO 2014/ 2015


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Cá estamos nós mais uma vez cheios de novidades para contar;
Entre brincadeiras e trabalhinhos, nesta viagem deste ano, estamos prestes a encontrar o continente da fantasia! 

A Liliana contou-nos a história de uma gotinha de água e de uma viagem que ela fez… aprendemos que a água é essencial no nosso planeta e que vai surgindo sob diferentes estados: líquido e gasoso (vapor)… 


Dedicámos o mês de Maio à família que é o nosso pilar, o nosso porto seguro e de abrigo!
Construímos casas, desenhamos a família e contámos a história de como ela nasceu… foi muito divertido entrevistar os nossos pais e saber como eles se conheceram, como ficaram namorados, como casaram… enfim, um pouco da nossa própria história!  

Também construímos um jogo – um jogo tradicional – a partir de material reciclado para levarmos no dia mundial da criança… 


Falámos das crianças um pouco por todo o mundo, das suas principais características, e através de pintura e colagem, conseguimos transpor para o papel meninos de todas as cores… 



A Liliana também nos preparou uma surpresa: um jogo chamado “quem é quem” – só com fotografias de crianças… mas elas parecem-nos familiares!!!!
E sabem uma coisa? No dia mundial da criança, as educadoras prepararam um teatro, além de muitas outras surpresas durante o dia e o teatro era sobre meninos de todas as cores e de todos os continentes!!!
E chegámos a uma conclusão: não importa a tua raça, não importa a tua cor… na diversidade, somos todos iguais.

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Olá! Cá estamos nós outra vez… cheios de novidades para contar. Temos feito muitas coisas interessantes na sala… mas a principal novidade é que temos um amigo novo na nossa sala: o Gonçalo. Ele é divertido e tem caracóis! Ele gostou da nossa sala e gosta de brincar connosco. Sê bem-vindo, Gonçalo! Entre brincadeiras e experiências, rapidamente chegou a altura de preparar a surpresa das mães. Este ano decidimos fazer um vaso com sementes especiais – perfeitas- assim como o  amor das nossas mamãs! 


Também fizemos mais uma visita aos nossos amigos seniores do lar Amélia Madail. Vamos construir com eles uma ludoteca para nos divertirmos ainda mais sempre que nos juntamos… construímos dominós e aprendemos jogos de antigamente… também lhes ensinámos jogos que eles não conheciam. 


Foi muito divertido!
Comemorámos o dia Mundial da dança e com a ajuda do professor André, demos asas ao nosso corpo e criamos novas danças e coreografias!
Temos brincado agora com as palavras: rimas e trava-línguas… aprendemos que as palavras podem não começar pela mesma letra e ter o mesmo som – significa que rimam!
Com o sol que finalmente decidiu aparecer, temos aproveitado mais o tempo no exterior. Que bom é o tempo na primavera!
Beijinhos dos meninos da sala verde, da Isabel e da Liliana.
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Chegou a primavera!
E apesar do tempo não estar muito atractivo, nem característico desta época… não nos deixámos intimidar e pusemos mãos à obra para decorar a nossa sala de uma forma “primaveril”. 


Aprendemos um pouco mais sobre as abelhas e de como elas são organizadas na sua colmeia e na recolha do néctar e em todo o processo até se chegar ao mel.
Também falámos sobre as borboletas e decidimos fazer um bebedouro para borboletas. 

Foi muito divertido e fácil! Só ainda não os pusemos à prova porque com a chuva, as borboletas não voam! Então os bebedouros ainda estão dentro da sala. 


Para comemorar a primavera fomos até ao lar ter com os nossos amigos seniores que tanto têm para nos ensinar: ajudaram-nos a fazer um espantalho com formas geométricas e fizemos uma exposição muito bonita com os nossos desenhos. 


Mais tarde, voltámos ao lar para colocarmos o nosso Ambrósio da Conceição (e assim que se chama o nosso espantalho), na horta. Além disso, o Sr. António ajudou-nos a fazer uma sementeira em garrafões (semeamos courgettes), plantámos framboesas e oferecemos um vaso muito bonito com plantas para o jardim interior do lar. Foi uma manha bem passada! 

Para comemorar o dia Mundial do Teatro tivemos a presença de alguns alunos da EPA que vieram comemorar este dia connosco… foi tão divertido! (a até conhecíamos um dos palhaços que foi à nossa sala… ou será que não?)
Fizemos também uma experiência com uma flor branca: colocá-mo-la numa jarra com água e corante vermelho e esperámos… esperámos… e não é que a flor ficou avermelhada?

Agora vamos fazer outra experiência em que iremos colocar numa jarra com água (sem qualquer corante) uma flor roxa… será que a flor fica branca e a cor passa para a água????? Não sabemos…. Mas vamos fazer a experiência e depois contamos-vos.

Beijinhos!

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Mais novidades da sala verde!
Falámos um pouco de instrumentos de percussão típicos do continente africano. Aprendemos que nas tribos africanas aproveitavam a pele dos animais para fazer instrumentos musicais: peles de diferentes animais e madeira sobretudo.
Para tentar imitar esses instrumentos, fizemos maracas com copos e garrafinhas de iogurte. Lá dentro colocamos sementes e grãos de arroz. No final, decorámos e fizemos um mega concerto!


Nestas duas últimas semanas temos trabalhado muito na prenda do dia do pai. Depois de termos pintado espátulas de madeira (como já mostramos), fizemos um postal com recorte de letras de revista…


Decorámos o saco/embrulho com o nome do nosso pai… 
 E até fizemos o bilhete de identidade do pai. Afinal sabemos muitos dos seus gostos e desejos.
E eis o resultado final: um porta-lápis com post-it (agarrados por alguém muito especial)



                                                         Esperamos que gostes PAI!



Eis algumas das coisas que dissemos acerca dos nossos pais:

- Gosto do pai porque ele tem paciência!
- O pai é amigo e por isso eu empresto-lhe os meus carros para ele brincar comigo.
- Eu gosto do pai porque ele gosta de tudo em mim.
- Quando eu crescer vou ser como o meu pai.
Milhões de beijinhos para todos os pais da sala verde!!!!!!!

                                                                                                                                                                                    


Cá estamos nós outra vez, para mais novidades.
Ouvimos uma história sobre o amor… e sobre “o gostar de alguém de forma especial”, numa televisão muito diferente e divertida. As imagens passavam no ecrã sem a televisão estar ligada à eletricidade!!!


Construímos os colares de havaianos: ficaram muito bonitos e coloridos.



 Depois de prontos, fomos até ao lar paroquial Amélia Madail, mostrar a nossa dança do limbo aos nossos «avozinhos do lar». Eles gostaram muito!


E já estamos prontos para a animação em palco! É hora de “Limbo Rock”!



E já começámos a trabalhar no dia do Pai! Chiu…   É segredo!

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Olá amigos!



Cá estamos mais uma vez para contar o que de novo vamos fazendo na nossa sala… A SALA VERDE



Fizemos uma visita aos nossos avós do lar, lanchamos com eles e entregamos-lhes pequenos corações com mensagem sobre o que é para nós ser amigo… e eles retribuíram essa visita no dia da amizade e trouxeram-nos lindos corações com mensagens e fotografias




Trabalhamos com afinco nas nossas fantasias de carnaval e também estamos a preparar o cantinho da entrada na nossa escolinha. Tem um título: “CARNAVAL PELO MUNDO”… o resto é surpresa!!!!


Prometemos que vos vamos mantendo informados sobre o que por cá vamos fazendo...


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“Em busca do 6º Continente”

Durante este ano, vamos viajar pelos 5 continentes, conhecer as suas culturas e descobrir o 6º continente onde vivem bruxas e princesas, ogres, lobos maus e feiticeiras…





3 comentários:

p gaspar disse...

Os meninos mais lindos do Mundo!

Anónimo disse...

Os nossos meninos são fantásticos! Obrigado à equipa Liliana e Isabel, por todo o carinho e apoio ao longo destes dois anos!!! Bem hajam

[F-PT]MT disse...

O meu pimpolho este ano é finalista, só tenho a agradecer á Liliana e á Isabel todo o espetacular trabalho que tiveram, não poderia desejar melhor para o meu príncipe, elas foram e deram o melhor pelos meninos, jamais serão esquecidas pelo excelente trabalho, as palavras não chegam para agradecer, muito obrigado e que Deus vos dê sempre do melhor.