Sala Azul





INFORMAÇÃO
Caros pais:
Informamos que a partir do início do mês de março de 2016 o blog existente (http://ccparadas.blogspot.pt/) deixará de existir.
Em seu lugar foi criado um site da Instituição: ccparadas.pt, neste poderão consultar toda a informação a que habitualmente tinham acesso no blog.
Obrigada, a coordenadora: Conceição Sousa


janeiro 2016

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
O Inverno chegou e com ele o frio e a chuva. Em conjunto fizemos uma atividade de recorte e colagem, na qual vestimos meninos e meninas com roupas caraterísticas da estação. Começámos por pintar todas as peças de roupa e depois de as recortarmos vestimo-las para decorar o placar da nossa sala.






O duende das estações voltou à nossa sala e desta vez com frio e resolvemos dar-lhe o nome de “GELADINHO”, porque ao ver o duende uma menina da sala disse: “está geladinho coitadinho”.
Com a nossa imaginação e criatividade cada criança pintou o seu geladinho e com pedacinhos de feltro decoraram o seu gorro e foi com o Geladinho que decorámos as nossas janelas e a nossa árvore do Inverno.






Todos os anos desejamos um bom ano aos nossos amigos e este ano não foi exceção, com cartolinas, pedacinhos de cortiça, algodão e brilhantes dourados, construímos as nossas coroas de reis e rainhas.




Na nossa sala fomos ensaiando a canção das Janeiras e com os nossos instrumentos e as nossas coroas lá fomos nós desejar um bom ano a todos.




Também cantámos com os idosos do Lar e são sempre muito bonitos todos os momentos que passamos com estes nossos amigos muito especiais e muito importantes para nós. E foi com todo o carinho com que sempre nos recebem e com todos os miminhos que nos sabem tão bem, que mais uma vez estivemos juntos.






No final o senhor António ofereceu-nos um bolo de reis em nome de todos.


No dia 19 fomos ao Centro Cultural de Ílhavo fazer “Uma viagem ao Lugar da Imaginação” com a educadora Vanessa que nos contou a história do caracol Rodolfo, que por se sentir muito sozinho no Centro Cultural foi à procura de amigos no Subpalco e para tal um dos meninos pôs o chapéu do caracol e todos foram convidados a conhecer as suas casas. Mas para isso com uma caixinha de música mágica, a Vanessa “encolheu” os meninos e entrámos no mundo do imaginário.




Para chegarmos ao subpalco tivemos que seguir os rastos do caracol.




De seguida atravessámos a teia da aranha e recolhemos moedas mágicas, mas para tal tínhamos que dizer:
“A aranha é tatanha
A aranha é tatinha
Ela tece a sua teia
Ela é uma rainha”





Fomos todos uns valentes e de seguida fomos conhecer a casa do sapo e vimos os animais em sombra chinesa.



Os pirilampos também habitam naquele supalco e para não os assustarmos a Vanessa transformou-nos em pirilampos com um creme especial que pôs no nosso nariz que o fez brilhar no escuro.



Fomos borboletas saltitantes pelas flores.



E por fim fomos conhecer o camarim aonde todos os artistas se transformam e nos transformámo-nos em sapos, aranhas pirilampos e borboletas.





Passámos pelas casas dos animais amigos do caracol e ajudámo-lo a não se sentir tão só, até que chegámos ao palco.


Mas estava na hora de voltar para a escola e nós tínhamos encolhido para cabermos nas casas dos animais, então fechámos os nossos olhos e a Vanessa tocou novamente a caixinha da música mágica e nós voltámos ao nosso tamanho normal.



Antes de virmos a Vanessa deu-nos uma moeda mágica, para cada um de nós decorar e levar para casa. É a moeda do caracol, que de um lado tem o caracol sem carapaça e do outro tem a carapaça ao contrário, mas se rodarmos rápido os fios nos dedos faz magia… experimentem.




Na nossa sala cada criança fez o seu desenho desta “Viagem ao Lugar da Imaginação”.


Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos:      


dezembro 2015

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Este Natal cada sala contribuiu com um enfeite para decorar os nossos corredores e dar o toque de magia á nossa escolinha, nesta quadra tão especial que é o Natal.
Na nossa sala experimentámos realizar os nossos enfeites com cds. Com fita adesiva retirámos toda a parte metalizada do cd, colorimos anjos e com caixas de cereais trazidas de casa, fizemos argolas que pintámos e serviram de suporte para os nossos enfeites, que assim como os das outras salas foram espalhados pelos corredores e os fizeram brilhar.








Na nossa sala decorámos os nossos placares com desenhos de presépios nos quais colámos retalhinhos de tecido e palhinha depois de termos pintado com lápis a nosso gosto. Com um pouco de purpurina com fixador demos brilho aos retalhinhos e ficou muito bonito.





A mãe do Tiago veio á nossa sala realizar uma experiência que nos trouxe novas aprendizagens. Fizemos pega monstros com os quais nos divertimos muito e pudemos observar a reação da cola com o borato de sódio, que transformou o líquido em borracha.
A mãe do Tiago, começou por nos mostrar os materiais necessários para a experiência e lembrou, que há produtos que não devem servir para brincar nem para comer como o borato de sódio. Depois todos fizemos o nosso pega-monstro e resultou num brinquedo muito divertido.
















Com o Natal a aproximar-se lançámos um desafio aos nossos pais para a decoração da nossa árvore de Natal- Pedimos-lhes que com a sua criatividade com que já nos habituaram e com um cd e uma bola de esferovite, fizessem um anjo para a nossa árvore de Natal.



Com muito orgulho cada criança colocou o seu anjo na árvore que ficou muito bonita e admirada por todos os que pela sala passam. Realizámos também uma coroa para a nossa porta com um anjo feito com cd e uma bola de esferovite.



A nossa sala ficou natalícia e partimos então para a decoração dos sacos de papel, nos quais foi colocado o nosso lanche para o dia da nossa festa de Natal.
Pintámos um desenho de uma bota e com retalhinhos de pano tornámo-la ainda mais bonita, rematando com um pouquinho de pasta de enchimento.





A nossa festa de Natal chegou e mais uma vez os nossos pais foram os nossos melhores colaboradores com todos os adereços que nos arranjaram. Representámos um auto de Natal em verso que vamos partilhar com vocês.
“AUTO DE NATAL”
Uma bela história natal vamos agora contar
Passada há muito, muito tempo
E que devemos lembrar

Numa aldeia pequenina
Cheia de graça e luz
Anunciou o anjo a Maria
Que ia ser mãe de Jesus
(PAUSA)

(Entra Maria e vai lavar a roupa e o anjo entra e anuncia a Maria… o anjo vai para o lado do estábulo)
Alguns meses se passaram
E o menino ia nascer
José e Maria se mudaram
Para seu filho proteger
(PAUSA)

Numa noite em que as estrelas
Cintilavam com mais luz,
Uma grande anunciava
Que ia nascer Jesus
(Entra a estrela e vai ao centro do palco)

Maria e José seus pais,
Um abrigo procuravam.
A cidade estava cheia
Onde ficar não achavam.
(Entra José e Maria e dirigem-se para o estábulo)

Um estábulo fora da terra
Foi o local encontrado.
O berço era a manjedoura
Com a vaca e o burro ao lado.
(PAUSA)

Nasceu um menino lindo
De José e de Maria
Em Belém na Galileia
Numa noite muito fria.

Pastores viram a estrela
(Que coisa aquela seria?)
Brilhava com uma luz bela
A noite parecia dia.

(As crianças pastoras apontam para a estrela)

“Vamos ver o que ilumina,
Pois brilha ali em Belém,
Num estábulo tão humilde
Não devia estar ninguém.”

(As crianças dirigem-se até ao estábulo)

Uma vontade tão grande
Os levou todos a ver
E a adorar o menino
Que acabara de nascer.

Era um lugar de paz
Estar ali era magia.
Os pastores até cantaram
Tanta era a alegria
(As crianças cantam a canção. “Arre burriquito vamos a Belém”)

Eles levaram a notícia
Que chegou a todo o lado,
E todos o adoraram
Naquele lugar sagrado.

Do Oriente vieram
Três reis magos para o ver
De camelo viajaram
Com prendas para oferecer
(Pausa)
(Os reis entram um de cada vez)

Baltazar trazia mirra
(Pausa)
Ouro lhe deu Gaspar
(Pausa)
E Belchior trouxe incenso
Para o menino louvar

Foram dizer a Herodes
Que outro rei existia
E ele com medo disso
Pensou que o destruiria.

Mas Jesus é rei de um reino
Que é de paz e não de guerra
Rei de amor no coração
Reina no céu e na terra.
(As crianças cantam a canção “Noite Feliz”)

E há mais de dois mil anos
Pela mão de uma criança
Nasceu uma nova fé
Que traz Paz, Amor e Esperança.




Um grupo de mães vestiram-se de duendes, dinamizaram os intervalos e fizeram a apresentação das peças, foi muito divertido.


No final da festa o Pai Natal veio à nossa sala e conversou, brincou e distribuiu sorrisos e prendas por todas as crianças.





Como em anos anteriores também este ano resolvemos na nossa sala fizer uma campanha de recolha de alimentos e brinquedos. Mas este ano algumas crianças quiseram incluir roupas também e o resultado superou as nossas espectativas. Para além da grande colaboração dos nossos pais, também contámos com a colaboração de pais de crianças de outras salas e até mesmo de fora da instituição. A todos um muito obrigada por serem quem são e por ajudarem a construir um mundo com mais valores, mais solidário e mais amigo, pois como dizia a nossa árvore da partilha:


Foi com muito orgulho que o grupo de crianças pediu à nossa coordenadora a irmã Conceição que fizesse chegar às missões todo este nosso contributo.






Com materiais simples como filtro de café, palitos de espetada, papel de decoração de bolos, fizemos um presente para os nossos pais.







Mas a magia de Natal nunca tem fim e nesta quadra tão bonita em que a nossa imaginação nos leva para mundos encantados continuámos essa magia na nossa sala e todas as crianças trouxeram de casa uma meia, que colocou na nossa chaminé, pertinho da nossa ratinha mensageira do Pai Natal. Foi a alegria geral quando dentro do saco do Pai Natal, apareceram as suas meias coladas a um brinquedo.



Fomos assistir a um concerto de Natal no auditório da Santa Joana promovido pelo projeto Música Amiga, no qual as crianças se divertiram, cantaram, dançaram e participaram ativamente durante todo o espetáculo.



Na nossa escolinha realizou-se um mercadinho de Natal com a participação dos pais de todas as crianças da instituição, no qual resolvemos participar com a confeção de broas de nozes e canela que ficaram deliciosas.





Visitámos a Fábrica da ciência e ouvimos uma história com ciência que nos falou da lei da gravidade e da vida dos astronautas. Dentro da barriga do caracol construímos um foguetão com um balão e fizemo-lo voar até ao teto.
Para fazer um foguetão basta cortar um fio e passa-lo por uma palhinha de sumo, de seguida colar uma das pontas num sítio alto segurar na outra ponta e esticar o fio. Enche-se o balão e fecha-se com um clipe. Prende-se o balão à palhinha com uma fita adesiva e depois leva-se o balão até à ponta que estamos a segurar com o lado do clipe virado para nós, tira-se o clipe e quando o balão se esvazia ao sair o ar impulsiona o balão ao longo do fio.








De seguida brincámos com pequenos robôs que conquistaram todos os meninos. Aprendemos muito e divertimo-nos ainda mais.




Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades desejando a todos um feliz ano novo.
Um beijinho muito grande, dos:      

 

novembro 2015

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
No dia 30 de Outubro, fomos pedir o pão por Deus e resolvemos fazer os nossos saquinhos com sacos de papel do pão com retalhinhos de tecido colados.



Como já somos crescidos partimos de uma quadra popular e criámos em grande grupo a nossa canção, que ensaiamos com os instrumentos que os nossos pais nos fizeram para no dia sabermos cantar muito bem a nossa canção que queremos partilhar com vocês.


“CANÇÃO DO PÃO POR DEUS”
(Música das Pombinhas da Catrina)

Lá vai o meu coração
Todo cheio de carinho
Vai pedir o Pão por Deus
De quem encontrar no caminho

Ainda sou pequenina/o
Mas já sei o que dizer
Obrigada/o a todos vós
Para nós foi um prazer

Obrigada vou embora
Um beijinho p`ra vocês
Para o ano cá estaremos
P`ra vos cantar outra vez.)

Fomos cantar a nossa canção a muitos sítios e em todos fomos muito bem recebidos e os nossos saquinhos ficaram cheios de coisas boas, para partilharmos com as nossas famílias.







Cada um fez um desenho na letra da canção para ensinar aos seus pais.



A avó do Diogo veio-nos ensinar a confecionar umas broinhas com frutos secos do outono deliciosas. As nossas só levaram nozes, mas podem usar os frutos secos que mais gostarem.
Aprendemos com a avó muitas coisas novas, como tender a massa numa tigela para as broinhas ficarem redondinhas.





As broinhas ficaram deliciosas e são muito fáceis de fazer, aqui deixamos a receita para fazerem no Natal que já está perto e vão ver que todos vão gostar.



“BROINHAS DA NOSSA AVÓ”

1Kg batata cozida com abóbora (proporção a gosto)
650 g de açúcar
1 Kg de farinha com fermento
4 ovos inteiros
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sopa de fermento em pó
Frutos secos a gosto
Raspa de limão e canela
Juntam-se os ingredientes pela seguinte ordem:
Açúcar com manteiga, ovos, farinha com o fermento, finalmente batata, abóbora e frutos secos.
Unta-se o tabuleiro com manteiga, tende-se a massa numa tigela para formar as broinhas e leva-se ao forno a 220 graus.

Com o dia de São Martinho a aproximar-se decorámos um pedido para os nossos pais, para trazermos castanhas, para assarmos e partilharmos com os nossos amigos na festa do magusto.



Este ano celebrámos o dia de São Martinho com os nossos amigos no Lar Paroquial Amélia Madaíl, onde os idosos nos presentearam com um teatro da lenda de São Martinho.



Combinámos que cada grupo cantaria uma canção, então construímos a nossa canção:

“MÚSICA DO SÃO MARTINHO”
(Música do Malhão)

Olha o São Martinho
Foi um grande amigo
Cortou a capa ao meio
E deu ao mendigo

Partilhar é bom
Temos de aprender
Trouxemos castanhas
P`ra vocês comerem

Era um cavaleiro
Jovem como nós
Era corajoso, era corajoso
Como os seus avós


Vamos terminar
A nossa canção
Um beijinho grande
Um beijinho grande
Do coração



A nossa coordenadora acendeu uma fogueira e assámos castanhas. O São Martinho foi andando e falando com os meninos, foi muito divertido.



No final os idosos tinham uma surpresa para os meninos, um saquinho de castanhas, decorado por todos, que cada um levou para partilhar com os seus pais. Foi um dia bem passado com os nossos amigos.



No dia 17 o senhor Antonino mostrou-nos como se debulha o arroz até chegar ao pacote que os nossos pais compram para confecionar nas nossas casas.
Primeiro ficámos a conhecer a planta do arroz que cresce em terrenos alagados.
O senhor explicou-nos, que as sementes do arroz antes de serem semeadas são colocadas na água para ganharem peso e não ficarem a flutuar todas juntas.



Antes o arroz era ceifado no arrozal e malhado manualmente na eira, mas agora o senhor Antonino tem maquinaria para o fazer. Separado grão de arroz da planta é colocado nuns compartimentos em que o piso é feito de uma rede de ferro pela qual passa o ar vindo de uma turbina, que vai secar o arroz.



 De seguida com a ajuda do sem-fim a máquina debulhadora, debulha o arroz e deixa o grão com uma capinha muito fininha escura, o chamado arroz integral.






Os grãos de arroz passam então para a fase do branqueamento no qual o próprio grão retira a palhinha fininha com a ajuda de uma pedra de esmeril. Deste processo resulta também a farinha do arroz muito usada em pastelarias.






No final da visita o senhor Antonino ofereceu um saco de arroz a cada um de nós, que tinha debulhado no dia anterior. Aprendemos nesta visita todo o caminho pelo qual o arroz tem de passar até chegar aos sacos, que o senhor vende para as fábricas aonde é empacotado e comprado pelos nossos pais.



Já na sala cada criança desenhou o que mais lhe despertou interesse da visita.



Na nossa sala fizemos uma experiência com o gelo em que a pergunta era “O gelo flutua em qualquer líquido?”
Começámos por ver o que acontece ao gelo em água fria e em água quente colocados ao mesmo tempo.

  
De seguida experimentámos colocar um cubo de gelo em leite, em sumo, em água e em alcool etílico.




Observámos que no álcool o cubo de gelo não flutuou como nos outros líquidos, foi imediatamente ao fundo e chegámos a algumas respostas que nos colocaram novas questões, mas também algumas conclusões.


Registámos a nossa experiência e concluímos:




O Natal está a chegar e em conjunto fizemos os nossos pedidos ao Pai Natal e transformámos a nossa árvore, na árvore dos pedidos ao Pai Natal. Passado uns dias fomos ao posto do correio levar a nossa carta que foi carimbada e seguiu para a Lapónia com todos os nossos desejos lá arrumadinhos dentro prontos a serem lidos pelo Pai Natal.



No dia 20 celebrámos na nossa sala o Dia Internacional dos direitos da criança. Com a ajuda dos nossos pais decorámos a nossa árvore, com trabalhinhos que eles nos ajudaram a fazer.



Mas não devemos só falar de direitos, também de deveres e no nosso cantinho da conversa falámos e resolvemos criar o placar dos deveres, e aproveitámos para dar um recado aos adultos deste mundo, que achamos estarem um pouco esquecidos de alguns dos seus deveres connosco crianças.



“Todos nós temos DIREITOS
Mas também temos DEVERES
Ainda somos pequeninos
Mas já estamos a aprender
E lembramos os adultos
Que faz parte dos seus deveres
Tornar o Mundo melhor
Para nele podermos CRESCER

Neste dia dos direitos da criança recebemos a visita especial de um dos duendes do Pai Natal do Forum de Aveiro




Aproveitámos para dar um abracinho ao urso e dizer ao duende os nossos desejos, para ele transmitir ao Pai Natal e depois divertimo-nos a tirar uma foto de grupo, foi muito divertido.


Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos:      
 
 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

outubro 2015

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
O Outono já chegou e com o Outoninho temos explorado e aprendido muito sobre esta estação relembrando conhecimentos já adquiridos e adquirindo novas aprendizagens. Com a ajuda dos nossos pais que nos ajudaram a recolher frutos e elementos característicos do Outono resolvemos construir a caixa desta estação na qual colocámos ouriços de castanhas, bolotas, folhas secas, abobrinhas de Outono, ramos de nozes, cabaças, romãs, espigas de milho, cachos de uvas entre outras coisas que os nossos pais nos ajudaram a arranjar, com os quais a decorámos e resolvemos colocar na árvore do Outono.




Nos nossos desenhos do Outono já sabemos demonstrar os nossos conhecimentos e os nossos desenhos começam a ilustrar muito bem o que aprendemos sobre a estação.




No dia 5 celebrámos o dia da música e do idoso e mais uma vez contámos com a preciosa ajuda dos nossos pais e familiares na construção de instrumentos feitos de materiais recicláveis.




















Com os nossos instrumentos formámos a “Banda dos Mochinhos” e fomos com os nossos amigos da sala Laranja visitar os nossos amigos os idosos do Lar Amélia Madaíl.
Quando lá chegámos convidámos os idosos a cantar connosco a música do “Malhão - Malhão” e com os nossos instrumentos cantámos e alguns idosos dentro das suas capacidades cantaram connosco, foi muito bom.





Na semana da alimentação com a ajuda da mãe da Sofia pudemos visitar a panificadora DIATOSTA e foi muito importante para nós vermos e explicarem-nos ao pormenor todos os passos da linha de panificação das tostinhas, que tanto nos deliciam simples ou com algo muito bom em cima. Tivemos que colocar uma touca para proteger os nossos cabelos e os adultos vestiram uma bata branca e colocaram também uma touca e provámos as tostinhas acabadinhas de fazer. Todos os meninos levaram tostinhas e também partilhámos com os nossos amigos da escolinha.




Na nossa sala em grande grupo cada criança escolheu um alimento para trazer então cada um fez o pedido aos pais com um desenho e todos juntos construímos uma roda dos alimentos gigante.







Cada criança decorou uma roda dos alimentos para levar para casa e explicar aos seus pais a importância dos alimentos na nossa saúde, quais os alimentos para todos os dias e os alimentos de vez em quando e porque é que os espaços da roda têm tamanhos diferentes.



Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos:      

 ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

setembro 2015

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Este ano estamos na sala Azul e o nosso projeto de sala pretende dar continuidade ao ano anterior e já temos muitas coisas novas para vos contar.
Depois de nos ambientarmos com a nova sala e os novos materiais começámos a construir instrumentos que nos irão ajudar a fazer novas aprendizagens.
Começámos por construir um quadro do tempo e durante o dia vamos vendo a mudanças climatéricas.


No final da semana conversamos sobre as mudanças que ocorreram e registamos no quadro do mês para assim podermos durante o ano, observar as mudanças climatéricas ao longo dos dias, das semanas, dos meses, e podermos compreender melhor as caraterísticas de cada estação do ano.



Construímos um quadro de dupla entrada, no qual as crianças registam a sua presença todos os dias. E todos os dias também colocamos o dia da semana e o dia do mês.





Todos os dias duas crianças ajudam a Mariana a pôr a mesa e são eles os responsáveis por conduzir o comboio.

Com a chegada do Outono na nossa sala apareceu um pequeno duende a quem demos o nome de Outoninho e é com este novo amigo que vamos explorar esta nova estação do ano.

Resolvemos então decorar a nossa árvore temática com o Outoninho que cada criança pintou e colou folhas de Outono a seu gosto.




Com os seus pais as crianças apanharam folhas de Outono e com elas e com outros materiais fizemos uma atividade de recorte e colagem e decorámos mochinhos para o nosso placar.



Com uma brincadeira com balões no salão surgiu a pergunta:
“O ar ocupa espaço?”
A dúvida surgiu, partimos então para a nossa primeira experiência.





No final da experiência registámos as nossas conclusões.




Criámos a nossa prateleira das experiências, para podermos partilhar com os nossos pais as nossas aprendizagens.
Por agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos:      


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
julho 2015
Olá!
Este mês começou com o regresso da educadora Liliana à nossa escola! Que bom que foi podermos vê-la de novo e, durante duas semanas, tivemos duas educadoras connosco!!
No dia da sua chegada, tivemos uma sessão de música com a escola MúsicAmiga, onde pudemos assisitir a um espetáculo preparado por eles e explorar vários tipos de instrumentos! Divertimo-nos imenso e aprendemos algumas coisas engraçadas.



Nesse mesmo dia, também tivemos a nossa Festa de Finalistas, fomos todos muito crescido e portámo-nos muito bem na nossa canção, recebemos os nossos diplomas, cartolas e Livros de Finalistas com muita concentração e emoção à mistura e adorámos a surpresa que os nossos pais prepararam especialmente para nós... Foi tão giro! Muito obrigada!


 junho 2015
Olá! Há muito tempo que não damos notícias, não é? Sabem porquê? Durante o mês de junho andámos sempre muito ocupados...
Os meninos mais velhos da sala tiveram que fazer uma auto-avaliação e foram ao Centro Escolar de Verdemilho, com os finalistas da sala verde, conhecer as instalações da escola que vai receber grande parte deles. Lá, aprendemos uma canção com os meninos do terceiro ano e fizemos um teatro de fantoches para eles... Foi muito divertido! Depois, pudemos brincar todos juntos no recreio antes de vir embora.


Tivemos de ensaiar para as marchas de S. Pedro, que é o nosso padroeiro. Fomos todos muito crescidos, aprendemos a coreografia num instante e portámo-nos muito bem em frente aos nossos pais e a todas as outras pessoas que vieram de propósito para nos ver a marchar...


Depois, os Finalistas ainda foram à missa e cantaram um cântico a S. Pedro. Também se portaram todos muito bem, estiveram sempre com muita atenção ao que o Padre Paulo dizia e quiseram que a Cláudia e a Isabel lhes explicassem tudo o que ia acontecendo durante a celebração da Eucaristia.

O mês de junho foi também o mês dos passeios de final do ano e a nossa sala não foi exceção! Fomos todos a Coimbra... De manhã ao Exploratório, onde pudemos fazer algumas experiências de luz e sombra, de som, de movimento, vimos uma pequena sessão de astronomia...
Depois, fizemos um belo pique-nique num parque à sombrinha das árvores e comemos um gelado! A seguir, fizemos uma grande caminhada... atravessámos a ponte “Pedro e Inês” até ao outro lado do rio Mondego e, chegados à outra margem, aprendemos quem foram estas duas pessoas (D. Pedro e D. Inês)... Ficámos todos fascinados com a sua história de amor!
Por fim, fomos ao Jardim Botânico ver vários tipos de árvores e plantas, vimos uma árvore enorme, que tinha umas raízes gigantes e adorámos brincar no meio delas! Depois de tudo isto, lanchámos e voltámos para a escola, exaustos com tanta aventura!


Durante o mês de junho, tivemos, ainda, que ensaiar para a Festa de Finalistas. Aprendemos uma canção e fomos várias vezes ao palco para que no dia tudo corresse bem... e correu! Mas essas fotos ficam para a próxima!!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
2ºquinzena de maio 2015
Olá!
Querem saber novidades?
O nossos bichos-da-seda já saíram do casulo, mas já não são lagartinhas... São borboletas! Que contentes que ficámos ao fazer esta descoberta! Na segunda feira quando chegámos à escola, fomos espreitar na caixinha e lá estavam elas, 4 borboletas brancas a bater as asas, mas sem voar... Sim, sem voar, elas não voam, ficam dentro da caixa à espera de acasalar para depois porem ovos e morrer, com a sensação de dever cumprido! É interessante, não é?
Entretanto temos outra caixa com 20 bichos-da-seda (ainda em fase de lagarta) e que se fartam de comer... Todos os dias temos de os alimentar para que cresçam saudáveis e tenham energia para construir cada um o seu casulo!


Os nossos pais levaram uma tarefa para casa: construir connosco um objeto, um jogo, um brinquedo ou outra coisa qualquer com algo que fosse para o lixo. E que bem que se saíram, recebemos trabalhos fabulosos e montámos uma bela exposição com todos eles. Queremos, por isso, agradecer a todos aqueles que se empenharam em reaproveitar “lixo”, dando asas à imaginação, contribuindo, assim, para um planeta menos poluído! MUITO OBRIGADA FAMÍLIAS!


Também ouvimos música clássica, composta por um compositor famoso chamado Ludwig Van Beethoven! Ficámos fascinados com a vida e obra deste autor e pedimos para ouvir e dançar as suas músicas várias vezes. Aprendemos com muita atenção os factos principais da sua biografia e adorámos saber as peripécias que lhe foram acontecendo pela vida fora... ele tinha muitas namoradas, sabiam? Descobrimos, também, que ele conseguiu compor músicas, mesmo depois de ter ficado completamente surdo e ficámos ainda mais admirados com o seu talento! Por fim, a Cláudia e a Mara pintaram-nos os dedos com uma cara em cada um e dançámos com eles ao som de uma das músicas deste compositor... Olhem que giro que ficou:


 Aprendemos, ainda, os Direitos da Criança e ficámos muito admirados ao descobrir que há crianças a quem não são respeitados estes direitos! Fizemos, pois um cartaz sobre alguns destes Direitos, onde cada um dos finalistas desenhou aquele que mais o marcou. Querem ver?


Mas não temos só direitos, também temos deveres e todos prometemos que não nos vamos esquecer deles!



Até à próxima!
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª quinzena de maio 2015
Olá!
Cá estamos nós mais uma vez para vos contar o que temos feito!
Começámos o mês a aprender uma nova técnica de expressão plástica, onde tivemos que colorir uma pequena folha TODA com lápis de cera, carregando com muita força até estar tudo bem colorido. Depois, pintámos por cima com um pincel com tinta azul escura. Por fim (depois da tinta estar seca) pegámos numa clip e raspámos um desenho! Estávamos todos muito ansiosos por ver o resultado final e ficámos bastante admirados ao verificar que, ao rasparmos com o clip, o nosso desenho aparecia colorido com as cores que tínhamos colocado inicialmente com o lápis de cera!


Tivemos uma demonstração de hóquei em patins, onde pudemos experimentar a sensação de ter rodas nos pés! Não é tão fácil como parece, sabiam? Mas, para prinicipiantes, não nos saímos nada mal... Ora vejam:

Nós, os mais velhos da sala, também pudemos fazer uma coisa nova que nunca tínhamos feito: CONSTRUÇÕES TRIDIMENSIONAIS COM ESPARGUETE! Sim, leram bem, com esparguete!! No início estávamos um pouco “desconfiados”, mas no fim revelou-se muito engraçado e todos pedimos à Cláudia para voltar a repetir esta atividade. Apesar de nos zangarmos, sempre que a nossa construção caía e se desmanchava aquilo que tanto trabalho nos tinha dado a construir, conseguimos ser pacientes e resilientes e acabou por ser muito divertido construir casas, bonecos e animais apenas com esparguete cru e bolinhas de plasticina. Se quiserem experimentar aí em casa é só mesmo disto que precisam. Caso não tenham plasticina, podem misturar farinha e água até obterem uma consistência parecida. Depois, é só dar asas à imaginação!



Para finalizar assistimos a um teatro chamado “A minha família é a melhor do mundo”. Teatro este que foi dinamizado por todas as educadoras da instituição, especialmente para nós e para as nossas famílias, para celebrar o Dia da Família!
Esperamos que todos tenham gostado!



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
2ª quinzena de abril 2015
Olá!
Nestas últimas semanas andámos muito ocupados…
Ganhámos novos habitantes para a nossa sala: bichos-da-seda! Estamos, por isso, a aprender a tratar deles, a dar-lhes comida todos os dias e assegurar-nos que esta nunca acaba dentro da sua caixinha, temos feito um esforço por não fazer muito barulho (pois eles não gostam) e, ao fim-de-semana, podemos levá-los para nossa casa e tratar deles... Estamos a adorar esta experiência e estamos a aprender muitas coisas novas relacionadas com estes bichos tão fofos e simpáticos, sabiam?


Andámos a preparar tudo para o Dia da Mãe: fizemos uma moldura para lhe oferecer com uma fotografia nossa, fizemos um postal, uma pintura dela, ouvimos muitas histórias relacionadas com ela e, no final, recebêmo-las a todas na nossa sala para um momento bem passado! Pudémos, então, mostrar-lhes como é o nosso dia-a-dia, a que brincamos em cada uma das áreas e fazer uma atividade plástica com elas que consistia em decorar um boneco de cartolina (fazer-lhe roupa, cara, cabelos…).




Para além de tudo isto, ainda aprendemos por que é feriado no dia 25 de abril… Ouvindo uma história chamada “O Tesouro” ficámos a saber como era a vida antes da revolução de 1974 e foi com muito espanto que descobrimos que os nossos avós não podiam fazer o que queriam, dizer o que pensavam ou sentiam, viajar para conhecer outros países e outros povos, andar todos juntos na escola (os meninos e as meninas tinham que andar em escolas separadas)… Enfim, naquele tempo, eles não eram livres!
Descobrimos, pois, que o grande TESOURO de que fala a história é a LIBERDADE!




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

1ª quinzena de abril 2015

Olá a todos mais uma vez!
Estas duas últimas semanas foram muito preenchidas...
Festejámos o Dia Internacional do Livro Infantil, dia esse em que recebemos a visita dos nossos “Avós do Lar” que vieram fazer aquilo que os avós tão bem fazem... contar histórias! Contaram a história “Crista Vermelha”, depois explicaram-nos algumas palavras difíceis que lá apareceram e falaram-nos sobre as suas experiências com os animais da quinta dos quais falava a história.


Também comemorámos o Dia Mundial da Saúde, onde tivemos a oportunidade de ouvir uma enfermeira a falar-nos sobre a vacinação, desmistificando um pouco um tema que tanto assusta alguns de nós. Pudemos, também, explorar uma seringa (sem agulha, claro) e um estetoscópio, que nos permitiu ouvir o coração de um dos nossos amigos.
De volta à sala, assistimos a um vídeo que nos fez perceber melhor o quão importante é termos as vacinas em dia.


Depois, medimos a nossa altura com uma fita métrica, pintámos uma fita com o nosso tamanho e construímos um gráfico. De seguida, analisámo-lo como verdadeiros “experts” no assunto, trabalhando, assim, alguns conceitos matemáticos.


Por fim, chegou o tão esperado dia da visita à Feira de Março e que bela visita... Adorámos! Andámos em muitos carrosséis e todos nós nos divertimos bastante, mesmo quando achávamos que íamos ter medo, conseguimos ser corajosos e aproveitar ao máximo!



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
2ª quinzena de março 2015

Olá a todos!
Estas duas semanas passaram a correr, sabiam?
Tivemos a Festa do Dia do Pai, onde recebemos todos os pais (ou avós) e onde pudemos fazer uma atividade com eles, reutilizando rolos de papel higiénico. Pudemos, também, brincar um bocadinho com eles e mostrar-lhes a pintura que fizemos deles com um pequeno texto sobre cada um dos nossos pais. No fim, cantámos-lhes uma canção e demos-lhes a prenda e o postal que, com tanto carinho, lhes tínhamos feito...
Gostámos muito de os receber, foi um fim de tarde bem agradável e animado!





Na semana passada tivemos a Festa da Primavera, onde assistimos a uma peça de teatro dinamizada pelas educadoras, intitulada “A gota, gotinha”. Recebemos, também, a visita dos idosos que vieram ensinar-nos como se planta um tomateiro... Qualquer dia vamos ter tomates saborosos para comer! Por enquanto, temos que cuidar muito bem do nosso tomateiro e regá-lo todas as segundas, quartas e sextas.




Com a chegada da Primavera, fizemos uma flores bem bonitas para enfeitar as nossas janelas e ouvimos uma música de um compositor clássico, chamado Vivaldi que, com o seu violino, conseguiu fazer sons para todas as estações do ano, na sua obra mais famosa: “As Quatro Estações”. Por enquanto, ouvimos só a correspondente à Primavera e adorámos o som do violino a imitar os passarinhos a chilrear, a água a correr nos riachos e a tempestade (que geralmente é associada apenas ao Inverno, mas que também aparece algumas vezes durante esta estação)... No fim, dançámos livremente ao som da sua bela música.



Por fim, fizemos uma prenda da Páscoa para levar para casa cheia de amêndoas... Querem ver como ficou?



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª quinzena de Março 2015
Olá a todos!
Começamos por pedir desculpa, pois já há algum tempo que não dávamos notícias!
Querem saber o que temos andado a fazer?
Fizemos uma experiência onde pudemos observar o que mantém durante mais tempo um cubo de gelo (plástico, lã, papel de escrita ou papel de alumínio)... Ficámos muito surpreendidos ao verificar que, afinal, ao contrário do que pensávamos, a lã não aqueceu o cubo de gelo e deixou que ele se mantivesse mais ou menos inteiro durante bastante tempo. Aqui vai a fotografia do nosso registo prévio (antes da experiência tivemos que registar o que achávamos que ia acontecer) e do registo posterior (depois da experiência registámos o que efetivamente aconteceu e comparámos com o que tínhamos feito previamente). Fomos uns cientistas de verdade a formular hipóteses e a tirar conclusões com base nos resultados obtidos!



Também fizemos uma pintura que parecia mágica... Primeiro, desenhámos com um lápis de cera branco ou com uma vela numa folha de papel branca (não se via nada, claro está!). Depois, pegámos num pincel e em aguarelas e pintámos a nossa folha toda com uma só cor. Foi aí que parecia que estávamos a fazer magia, o desenho que tínhamos feito com o lápis de cera apareceu mesmo diante dos nossos olhos! Ora vejam:


Por agora, andamos a fazer uma prenda e um postal para o Dia do Pai, mas não podemos, ainda, mostrar-vos o resultado final, pois é surpresa! Ficam, por isso, só com estas imagens dos preparativos:



Pois bem, fizemos tudo isto e muito mais! Só temos pena de nem sempre haver tempo para registar em fotografia tudo o que se vai passando pela sala... Mas esperamos que tenham gostado do que aqui viram!

Até à próxima!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

1ª quinzena de fevereiro de 2015
Olá a todos!
Nas últimas semanas andámos muito atarefados a preparar o nosso Carnaval...
Fizemos trabalhos para enfeitar a sala, ensaiámos para a Festa no palco e participámos na elaboração dos nossos fatos... Vestimo-nos de príncipes e princesas, sabiam?






Esperamos que se tenham divertido tanto a ver o que andámos a fazer, como nós nos divertimos a fazer tudo isto!

Até à próxima!
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª quinzena de janeiro2015

Olá!
Cá estamos nós mais uma vez… a primeira vez de 2015. Aproveitamos para desejar a todos um ano de 2015 repleto de coisas boas, brincadeiras e felicidade!
Estivemos a preparar as surpresas de natal para os nossos pais e entretanto alguns de nós foram de férias e só regressámos agora cheios de vontade e energia, cheios de novidades para contar… o pai natal foi a todas as casas e concretizou todos os nossos desejos (a alguns meninos até deu mais do que eles pediram) – foi muito generoso o pai natal! – a ele o nosso «muito obrigado»!
Com a chegada do mês de Janeiro chega uma data muito especial: o dia em que os Reis Magos chegam ao presépio para presentear o menino Jesus: é o dia de Reis. Aprendemos que em alguns países como em Espanha, só neste dia é que as crianças recebem presentes… nós por cá, aproveitámos para nos vestirmos de reis e rainhas e fomos cantar e tocar os reis para desejar a todos um bom ano! Fomos com os meninos da sala amarela e correu muito bem! 




Além de irmos a todas as salas fomos também ao lar… e os nossos avós do lar até nos ajudaram com os instrumentos de percussão. Foi muito divertido.
Agora continuamos com o nosso projeto vamos construir mais um instrumento de percussão com canas e paus de espetada… então, ainda não adivinharam o que é? Pois… só vos dizemos para a próxima! Já começámos a fazer os nossos disfarces de carnaval! Vamos dançar um tipo de música muito interessante e antigo – o Minuet – já ouviram falar? Por agora andamos a recolher material de desperdício para podermos utilizar na construção dos fatos.
Até à próxima! Beijinhos e abraços apertadinhos!

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª Quinzena de dezembro
Cá estamos nós mais uma vez, com algumas novidades para contar daquilo que se tem feito na sala azul. Não temos dado noticias porque temos andado atarefados com o natal…. Ensaios para a festa, decoração da sala… preparar surpresas para os nossos pais!





Como nos temos portado tão bem, o pai natal tem aparecido de vez em quando na nossa sala para nos deixar uns miminhos…




Como o projeto da nossa sala tem a ver com som e sustentabilidade, decidimos construir um presépio com um material que melhor isola o som: a cortiça. Então, com rolhas de cortiça usadas fizemos um presépio e a cabana foi construída a partir de uma caixa de papas. Esperamos que os nossos pais gostem!


Na nossa festa de natal, representámos uma peça de teatro que nos falava de uma árvore especial… diferente de todas as outras. E descobrimos que ser diferente pode e deve ser maravilhoso!
Entre histórias, canções e doces natalícios estamos a viver esta quadra com a magia e entusiasmo próprio da época.
Para vocês aqui fica a receita de umas bolachinhas que fizemos e são muito boas:
Biscoitos e mel e canela
Ingredientes:
260g de açúcar
3 ovos
2 c. de sopa de mel
90g de manteiga
1c. de sopa de canela
650g de farinha
1c. chá de fermento em pó.
Preparação:
Amassar todos os ingredientes até a massa ficar moldável e poder ser esticada com rolo da massa. Recortar com formas natalícias e levar ao forno durante 10 minutos a 180 graus.
Bom apetite!
Desejamos a todos um feliz natal… algumas prendas no sapatinho e que Jesus nasça feliz em cada lar e coração!
Beijinhos dos meninos da sala azul, da Liliana, da Isabel e da Mara.

 :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª Quinzena de Novembro de 2014

Olá amigos!
Os meninos da sala azul cá estão mais uma vez com novidades para contar…
Temos brincado com sons e com materiais que normalmente colocamos no lixo… construímos umas maracas com copos de iogurte e lá dentro colocámos diferentes sementes/grãos e apercebemo-nos que o som que cada semente tem é muito diferente. Assim, construímos maracas com arroz, grão, feijão e areia. Depois forrámos os copos com papel de jornal e cola e depois de seco, decorámos com várias cores. Ficaram muito bonitas!
Depois de prontas, há que as utilizar! Estamos a ensaiar uma coreografia de uma música espanhola e ao mesmo tempo vamos tocar maracas: um instrumento de percussão!!! A Mara até nos está a preparar um guarda-roupa especial. Vai ser divertido!
Entretanto chegou a semana do nosso magusto! Fizemos jogos matemáticos com castanhas (formação de conjuntos e comparação de número dentro de um conjunto). A ideia era ir festejar a festa de S. Martinho ao Lar Amélia Madail mas o tempo meteorológico não o permitiu… desta forma, os nossos avós do lar deslocaram-se até ao nosso salão e juntos, ouvimos a canção da lenda de S. Martinho, entre outras canções alusivas a esta festa. Também comemos castanhas assadas e bolo. Ah, e preparámos um bolo especial para a nossa amiga Francisca… ela gostou da surpresa!



Esta semana foi dedicada exclusivamente à culinária: fizemos raivas e compota de maçã e canela para vender na nossa feira do Outono. 












E que linda que estava a nossa feira: cheia de produtos variados e caseiros trazidos pelos pais, avós e demais familiares e claro com a contribuição e participação das salas…
Ah, começámos também a falar já da nossa participação na festa de natal… vão começar os ensaios para no dia 13 de dezembro estar tudo bem preparado para sermos muito aplaudidos!!!
Prometemos mais noticias brevemente… beijinhos dos meninos da sala azul! 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
2ª Quinzena de Outubro 2014


Olá a todos! Cá estamos nós para contar mais um pouco do que se passa na sala azul… temos brincado bastante, sempre a aprender coisas novas e agora até temos a ajuda de uma nova amiga: a Mara! Que uma vez por semana vem até à nossa sala trazer-nos coisas muito interessantes que nos ajudam a aprender e a crescer! 




Já aprendemos que os materiais podem ter várias utilidades e que é importante saber reutilizar e reaproveitar esses mesmos materiais, para que o nosso planeta não fique tão poluído. Este ano, vamos divertir-nos e construir instrumentos e a extrair sons de diferentes materiais… tudo é música.
Começámos por aprender que para se saber tocar um instrumento é necessário estudar e saber ler… mas ler na pauta de música. Assim como iremos aprender na escola a ler português. 



Aprendemos que a pauta é um conjunto de 5 linhas (como os dedos de uma mão) e que podemos nela escrever música… depois os músicos tocam nos instrumentos as notas que estão escritas…
“ah! Então é por isso que eles tocam todos aos mesmo tempo numa banda e não se enganam” – concluiu o nosso Tinoco.
Então a Liliana explicou que à frente de uma banda ou orquestra tem de estar uma pessoa a orientar e dirigir os músicos para que tudo saia bem.
Da explicação rapidamente se passou ao projeto e cada um de nós, com material reciclado construiu a sua pauta musical com a escala (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si). 



Para dar continuidade a este projeto fomos, na passada 6ª feira, assistir a um recital de poesia muito especial no Centro Cultural de Ílhavo – “Poemas para bocas pequenas”- onde ouvimos música com sons e rimas e sons extraídos de objetos do quotidiano: pinhas, sacos de plástico, brinquedos de chiar e o nosso próprio corpo…



Estamos muito entusiasmados e empenhados neste projeto! Já começámos a recolher material para começar a construir instrumentos de percussão.
Vamos dando notícias! Beijinhos!!!

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
1ª Quinzena de Outubro 2014

Como tínhamos prometido, estamos por cá novamente com mais novidades fresquinhas para vos contar. Gostámos muito da experiência de vindimar e na Quinta de Sta. Cruz fomos muito bem recebidos.


 Aprendemos como se faz o vinho e vimos todos os processos pelos quais a uva passa até chegar às garrafas de vinho. Foi muito interessante. Além disso, vimos também alguns animais. 



Na sala também temos aprendido muitas coisas... estivemos a explorar alguns objetos que têm sons, brincámos com as rimas de algumas palavras e rapidamente começámos a preparar a semana da alimentação. Percebemos que na roda dos alimentos nem todos têm a mesma importância. Daí terem “fatias” de tamanhos diferentes na roda. 


Fomos fazer uma atividade de cozinha experimental no Lar Amélia Madail com os nossos avós do lar, onde confecionámos mini-pizzas, folhados de espinafre e salsicha e na sala fizemos sushi... mas um sushi especial com pão de forma, queijo, fiambre, milho e cogumelos. Ora vejam como ficou! 






No dia da alimentação fizemos espetadas de fruta e deliciámo-nos com alguns biscoitos feitos pelos avós do lar. Estavam deliciosos....
Para a semana vamos preparar algumas doces surpresas para poderem ser vendidas na nossa feira de Outono (em Novembro)... e vamos começar a brincar às bruxinhas e morcegos, pregando partidas!!!! Aguardem-nos!
Beijinhos dos meninos da sala azul, da Isabel e da Liliana.


=======================================================
Olá amigos e amigas!
Cá estamos nós de volta à escolinha depois de umas férias bem passadas. Crescemos um bocadinho e como tal estamos numa nova sala: A SALA AZUL! Tem imensas coisas novas… brinquedos para explorar… maneiras mais fáceis de nos organizar, novos espaços para brincar.



E ainda tivemos a sorte de ter 8 amigos novos com quem brincar. São mais pequeninos do que nós e por isso mesmo está a ser muito importante o nosso papel de os ajudar a adaptar ao novo espaço do pré-escolar. Eles portam-se muito bem: quase não choraram, apesar de não nos conhecerem, nem à Liliana nem à Isabel: são uns crescidos!
Regressámos cheios de vontade de trabalhar e aprender coisas novas: pinturas, recortes, desenhos e brincar… brincar muito para conhecer a nova sala!
Com a chegada do Outono, falámos das principais características da época, frutos, hábitos e falámos de 3 actividades que são características desta época: a desfolhada (que consiste na apanha do milho e da qual já falámos no ano passado), as vindimas (apanhar as uvas para fazer o vinho) e a apanha da azeitona (que depois vai para o lagar para fazer azeite).
Podemos garantir-vos que são actividades muito interessantes e ainda esta semana iremos a uma quinta vindimar e ver todo o processo até ao vinho chegar às garrafas. Estamos um bocadinho ansiosos!!! Prometemos contar-vos como foi!
Beijinhos e xis apertados dos meninos e meninas da sala azul, da Liliana e da Isabel!


ANO LETIVO 2014/ 2015


...........................................................................................................................................

Olá a todos! Cá estamos para mais novidades!
Este mês de Maio foi dedicado à família e para isso trouxemos de casa um trabalhinho feito com a ajuda da família, a nossa árvore genealógica, e assim pudemos mostrar a todos a nossa família. Obrigada aos pais e irmãos pela ajuda! 


Começámos também este mês, a fazer as nossas auto avaliações, estamos a chegar ao final de mais um ano letivo e temos de ver do que é que já somos capazes, o que fazemos bem e o que podemos melhorar. Para depois a Denise poder falar com os nossos pais. 
E como tínhamos algumas dúvidas acerca dos ecopontos, fizemos com a Denise um registo do que é que se coloca em cada ecoponto. Recortamos de revistas o que se coloca em cada um para não nos esquecermos e ficou assim, no azul, revistas, jornais e caixas de cartão, no amarelo, embalagens de plástico e latas, no verde garrafas de vidro e no vermelho as pilhas. Agora já não nos enganamos! 
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Olá, olá! Cá estamos nós outra vez com novidades para vos contar!
E com o aproximar da Páscoa o coelhinho da Páscoa resolveu visitar-nos e deixar uns doces para levarmos para casa então para os transportar, fizemos uma malinha com o formato de um coelho. Utilizámos pratos de papel, cartolina para as orelhas, uma cápsula de café para o nariz, olhinhos, arames fofos para os bigodes e algodão para o rabito. 

Para além disso também fizemos folares! Pedimos a colaboração aos nossos pais que nos trouxeram 2 ovos e à Pastelaria Chara e à mãe Dina que nos deixou ir lá fazer a massa e cozer os folares, espero que tenham gostado! Quem provou claro!






E como não há Pascoa sem música aqui fica uma canção da sala azul para vocês!
                                                                         
E depois da Páscoa foi tempo de começar a preparar a prenda para o dia da mãe, decidimos fazer pulseiras com as anilhas das latas de sumo e trapilho colorido. A Denise e a Zulmira ajudaram-nos a fazer pois é um bocadinho difícil para nós, mas gostamos muito do resultado final. Esperamos que as mães gostem também! 



No dia 29 de abril festejámos o dia da dança, então o professor André veio dar uma aula de dança para todos. Como estava calor fomos todos dançar para a relva, foi muito divertido! 


E como temos de dar o exemplo para que as nossas crianças façam o que nos veem a fazer aqui fica registado que as educadoras também dançaram apesar de só aparecer a educadora Isabel!
Este mês também escutamos uma história na biblioteca “O Ganso Gastão”, que aprendeu a gostar dele tal qual ele era, pois é assim que deve ser temos de gostar de nós próprios.


E para terminar vamos mostrar-vos o porquê de trazer uma flor para a escola na passada sexta-feira, foi para oferecer à nossa Mãe do céu, a Maria mãe de Jesus! E a educadora Liliana ainda nos ensinou uma música “Como tu Maria”, ficou-nos no ouvido porque quando viemos para a sala ainda cantávamos! 


Decoramos um coração de rede com as flores que todos trouxemos. Ora vejam como ficou bonito! Feliz dia da Mãe para todas as Mães! Beijinhos. 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
E os nossos trabalhinhos continuam, temos de nos aperfeiçoar! 


E como a Primavera está a chegar temos de pôr mãos à obra pois somos nós a decorar o cantinho de entrada da nossa escola! Decidimos fazer uma árvore com rolos de cartão, borboletas com a técnica do berlinde, flores com caixas de ovos, um ninho com passarinhos de lã e joaninhas com cascas de nozes. Espero que gostem e que passem por lá para dar uma espreitadela!




No dia 21 de Março fomos ao Lar Amélia Madail para colocar o nosso espantalho na horta, para além disso semeamos curgetes e alfaces em garrafões vazios com a ajuda dos idosos, plantamos framboesas e catos num vaso para deixar no jardim interior do lar. No final pudemos todos juntos dançar a música da Xana Toc Toc do espantalho brincalhão.




Tivemos também uma manhã diferente, onde saltamos com as bolas saltitonas e rodámos com os arcos, é sempre giro e nós gostamos. 


E quase a terminar o mês, no dia 27 festejámos o dia mundial do teatro com uma surpresa no salão, foi uma palhaçada, que apesar de no início ficarmos um pouco assustados depois tudo passou e foi muito divertido! 

E para terminar o mês em grande, as educadoras Ana Paula e Guida contaram-nos uma história na biblioteca, falava sobre um Grande Urso e um Pequeno Rato, que eram muito amigos. Gostámos muito! 



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Continuamos com os nossos grafismos e desta vez trabalhámos a letra “I” aqui estão os trabalhinhos.


Depois do Carnaval tivemos de pôr mãos à obra para preparar a prenda para o dia do pai, decidimos fazer um avental personalizado para não se sujarem quando fazem a comida ou lavam a louça. E aqui está o resultado, espero que gostem!










Tivemos ainda uma visita na semana passada, a Renata trouxe a sua cadela para nos mostrar e na relva todos pudemos fazer-lhe festas, todos não, só aqueles que quiseram, porque apesar de ainda ser bebé já é muito grande!






Agora com a vinda do sol também temos aproveitado para dar umas corridas cá fora, nós gostamos muito!





Com o aproximar da chegada da primavera fomos ao lar preparar esse dia, onde fizemos um espantalho com a ajuda dos utentes do lar para depois colocar na nossa horta. Fizemos também desenhos de espantalhos para eles lá exporem.






E para que as prendinhas dos nossos pais fossem bonitas para casa, preparamos um papel para as embrulhar, fizemos carimbos em forma de coração e fizemos ainda um postal em forma de camisa com uma mensagem, ora vejam! A todos os pais um FELIZ DIA DO PAI!














---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
               

Olá a todos como estão? Aqui estamos outra vez com mais novidades!
E desta vez mostramos umas fotos dos nossos ensaios para o Carnaval!

Fomos à biblioteca escutar uma história, “O Lobo que queria ter uma namorada”, contada pela Educadora Márcia e pela Denise, foi muito gira, gostámos muito!



E temos também alguns trabalhinhos que fomos fazendo, como grafismos da letra “E”, pintura dentro de contornos, colagens, máscaras e labirintos.





   



E eis que chegou o dia da nossa festa! E como estamos a dar a volta ao mundo, decidimos ser chineses, com a dança ensaiada e os fatos prontos lá fomos nós para o palco! Esperamos que tenham gostado, pois para nós foi uma animação, estávamos sempre a pedir para ensaiar!









Olá a todos! Agora com esta novidade podemos mostrar-vos um bocadinho daquilo que vamos fazendo na nossa sala, a azul! E nesta primeira quinzena de Fevereiro eis o que temos para partilhar convosco:


Como ainda estamos no Inverno, e que Inverno, aqui vão uns trabalhinhos dos meninos mais velhos. Pintaram, picotaram, colaram as imagens e copiaram as palavras, gorro, guarda-chuva e botas.

Fizemos também pinturas no cavalete, os mais novos adoram e querem logo fazer, eis aqui as nossas obras de arte.




Aqui fica outro trabalho dos mais velhos onde escutamos um texto sobre a Aranha Ana e estivemos a trabalhar a letra “A”, palavras que começam por A, divisão silábica e os diferentes grafismos.


Este mês escutamos uma história de fantoches na biblioteca da nossa escola contada pelas Educadoras Liliana e Daniela, “Os vizinhos da casa azul”, uma história cheia de instrumentos musicais. Aqui ficam os nossos registos.


Andamos todos entusiasmados a jogar às cartas, a mãe do Hugo ensinou-nos a jogar à “guerra” um jogo engraçado onde temos de ver quais as cartas maiores, quando não sabemos vamos perguntar aos adultos. Mas o giro é quando nos calham 2 cartas iguais, “guerra” o primeiro a ficar sem cartas perde!

Para além do jogo das cartas, continuamos a gostar muito da área da casinha e das construções!




E como este mês celebramos o dia dos amigos na nossa escola nós também dissemos o que era ser amigo e enfeitamos a nossa porta e janela da sala com os nossos corações!

E mesmo no dia dos amigos trocámos balões com mensagens feitas por nós e pelos nossos pais. Nós trocámos com os meninos da sala da Educadora Liliana, gostámos muito.
Para ficarmos todos mais docinhos e como ser amigo também é partilhar a Sara trouxe-nos rebuçados, que bom!


E foi um pouco, só um pouco do que fizemos estes primeiros 15 dias! Aguardem pelas próximas novidades. Beijinhos da sala azul!


  



**********************************************************************************

 

 

“A brincar ... o mundo vou explorar!”

Quando me perguntarem o que fiz hoje na escola

E eu disser que brinquei

Não me entendam mal

Porque a brincar, estou a aprender

A aprender a trabalhar com prazer e eficiência

Estou a preparar-me para o futuro

Hoje, sou criança e o meu trabalho é brincar!

 

Retirado do poema “Só a brincar” de autor desconhecido






 


 


 













 





















 
















 


 

 

 

 




 

































1 comentário:

Unknown disse...

A brincar se cresce para a vida!
Uma vida cheia de imaginação e criatividade. ;)