INFORMAÇÃO
Caros pais:
Informamos que a
partir do início do mês de março de 2016 o blog existente (http://ccparadas.blogspot.pt/) deixará de existir.
Em seu lugar foi
criado um site da Instituição: ccparadas.pt, neste poderão consultar toda a
informação a que habitualmente tinham acesso no blog.
Obrigada, a
coordenadora: Conceição Sousa
Janeiro 2016
Bom ano 2016...
Iniciámos o mês de janeiro a desejar um Bom Ano aos nossos amiguinhos do Lar Amélia Madaíl. Fomos de autocarro porque estava mau tempo...
Como sempre adoramos estes momentos de interacção com os idosos, e adivinhem a surpresa que eles tinham para nós??!!!
Um bolo de chocolate com pintarolas.
Fomos também desejar um bom ano às salas dos nossos amiguinhos do pré- escolar e à creche...
não nos podíamos esquecer de desejar também Bom Ano às nossas cozinheiras, para que se sintam inspiradas a continuar a fazer-nos comidinhas deliciosas...
Durante este mês planificámos os fatos de Carnaval, decidimos que as meninas iriam vestidas de princesas e os meninos de piratas, colocámos mãos à obra para fazer os fatos que só mostraremos no próximo mês.
Foi também um mês dedicado à auto-avaliação das crianças da faixa etária entre os 4/5 anos, bem como do preenchimento das grelhas de observação/Avaliação de todas as crianças do grupo.
A auto-avaliação é também um processo promotor de desenvolvimento. É importante que cada um reflicta desde muito cedo sobre os seus aspectos positivos e menos positivos.
Só depois de termos consciência dos nossos pontos menos fortes poderemos melhorar, crescer, desenvolver.
Recebemos a visita da Biblioteca Municipal de Aveiro itinerante. Fomos à carrinha entregar os livros que haviam sido requisitados no mês anterior e requisitar novos livros, que escolhemos...
Ouvimos a história Ferozes Animais Selvagens...
Adivinhem só qual é o animal mais selvagem...
será o leão?
será a girafa?
(...)
Pois chegámos à conclusão que o animal mais feroz e selvagem é mesmo o Homem.
Para decorar a nossa sala de Carnaval, realizámos este trabalho de expressão plástica em que explorámos uma nova técnica...
A técnica de sopro. Não pensem que foi fácil, é preciso ter força para soprar como o Lobo Mau!!!!
Agora estamos ansiosos pela nossa festa de Carnaval.
Até à próxima com mais novidades fresquinhas.
Dezembro 2015
Em dezembro vivemos a magia do Natal, celebrámos o nascimento do menino Jesus, ainda que para a maioria das crianças o Natal seja sinónimo de presentes.
Assim ao longo do mês de dezembro experimentámos diversos momentos significativos, ouvimos e interpretámos a história "O primeiro Natal" fazendo alusão ao nascimento de Jesus, as crianças colocavam questões sobretudo para entenderem a diferença entre o bem e o mal, questionavam frequentemente porque é que o rei Herodes quereria fazer mal ao menino Jesus. As crianças mais novas começaram a associar a história às figuras do presépio, sendo que alguns deles ainda questionaram o que era o presépio, enquanto que outros referiram que já tinham construído o seu presépio em casa. assim que o presépio da instituição ficou pronto, fomos tirar uma foto em grupo...
O pai da Marta Santos montou um presépio e ofereceu-o para a sala. agradecemos o seu gesto genuíno.
Ao mesmo tempo que íamos entendendo o significado do Natal, dávamos asas à imaginação para decorarmos a nossa sala e vesti-la de Natal, montámos um Pai Natal e sozinhos tínhamos que saber onde colocar a cabeça, os braços, as pernas, as botas, as luvas, etc...
Preparámos os sacos para o nosso lanche para o dia da festa de Natal, montámos uma árvore de Natal com tiras de papel que organizámos da maior para a mais pequena e eis o resultado...
Após vários ensaios, lá chegou o grande dia... A FESTA DE NATAL...
A peça escolhida em grupo foi uma dança; Pó de estrelas, da cantora Maria Vasconcelos, dançámos com fitinhas coloridas, fizemos uma grande roda e correu tudo muito bem, no final o Pai Natal chegou e foi à nossa sala entregar presentes.
Na semana que se seguiu à festa de Natal, fomos assistir ao concerto de Natal da equipa "Música Amiga", foi um concerto muito divertido, e aprendemos que o nosso cérebro trabalha muito mais quando assistimos a um concerto em acústico.
No dia 16 tivemos a visita da equipa da Biblioteca itinerante da Biblioteca Municipal de Aveiro, contaram uma história alusiva ao Natal e deixaram-nos livros que podemos ir lendo nas salas de pré-escolar. Devemos também salientar que esta iniciativa tem sido uma mais valia para as nossas crianças.
Na sexta- feira, dia 18, fomos ao Perlim, em Santa Maria da Feira, vimos o Pai Natal no cimo do castelo, e até nevou (faz de conta ). Assistimos a diversos espectáculos muito divertidos; Há ouro em Perlim; João e o pé de Feijão, O (en)canto das águas. cruzámos-nos com algumas das personagens de Perlim, e só saímos de lá quando chegou a noite. Foi uma aventura divertida.
Depois do lazer veio mais uma semana intensa de trabalho... realizámos a prenda de Natal para a nossa família, fizemos um postal com a técnica do berlinde.
Confeccionámos umas bolachinhas de gengibre e mel deliciosas...
Depois de prontas foi só montar as bolachas da maior para a mais pequena com a ajuda de chocolate derretido e formar uma árvore de Natal...
Agradecemos aos pais que puderam contribuir para a feirinha de Natal, quer confeccionando deliciosas iguarias, quer comprando. As crianças ficam sempre felizes por participar.
Até à próxima...
Novembro2015
Olá, cá estamos nós para contar mais "um mês de novidades"...
A mãe do Pedro veio à nossa sala confeccionar connosco uns deliciosos bolinhos, ainda sob a temática do Pão por Deus.
Foi uma manhã espectacular em que todas as crianças presentes puderam participar, quer na adição de ingredientes, quer na modelagem das pequenas bolachinhas.
Após a confecção das bolachinhas tivemos que rever a receita e os seus ingredientes...
Quem se lembra?
O mês de novembro foi dedicado à exploração da lenda de S. Martinho através das várias expressões...
Recorte...
Colagem...
Organização temporal das sequências da história e reconto da mesma...
Desenho sobre a lenda e resumo da mesma...
Modelagem...
Atividade de contorno da castanha...
Recontar a história da Maria Castanha e ilustração da mesma...
O dia de S. Martinho foi recheado de boas surpresas. A mãe do Pedro trouxe-nos um bolo de castanhas, provamos e estava delicioso. Muito obrigada pelo miminho.
De seguida fomos para o Lar Amélia Madaíl onde assistimos à lenda de S. Martinho dramatizada pelos utentes do lar. foi um momento muito divertido.
O tempo meteorológico permitiu-nos reviver a tradição de acender a fogueira e assar as castanhas...
E foi aqui que lanchámos e comemos algumas castanhas...
No final os idosos tinham preparado um cartuxo para nós trazermos as castanhas, estava muito giro.
Como o Natal está aí à porta começámos as nossas atividades de Natal... decorámos sinos que serão utilizados na decoração da instituição.
E que tal pintarmos o Natal com as nossas cores???
e assim o fizemos, pintámos umas belas árvores de Natal que dão mas vida e cor à nossa sala.
Envolvemos sinos de cartão com lã e colámos uma cápsula nespresso para enfeitar a nossa árvore de Natal. Não foi nada fácil... Ufa!
Desejamos a todos um Feliz Natal com muita saúde e paz...
Após a pesquisa sobre o nome das árvores que produziam bolotas, foi a vez de realizarmos uma atividade de colagem com folhas secas, uma atividade realizada com autonomia pelas crianças da faixa etária 4/5 e com o apoio do adulto nas faixas etárias entre os 3 e os 4 anos.
A Sara fez uma pesquisa nas histórias que tinha em casa e adivinhem só que encontrou, uma história que nos falava de um carvalho já cansado de servir de sombra, morada e alimento para tantos seres sem que estes lhe agradecessem e retribuíssem o carinho. até que um feiticeiro resolve este problema e se conclui que se deve tratar do carvalho e regá-lo.
À quarta-feira de manhã aproveitamos para ir ao salão e realizar atividades de motricidade global, danças, jogos, etc.
Imitamos animais, trepamos o espaldar, brincamos com bolas e muitas mais coisas divertidas.
Quase a chegar o dia da saída ao lar para comemorar o dia da música e do idoso, construímos maracas e outros instrumentos de percussão com materiais reutilizáveis, tais como, sobras de rolos de papel, caricas, bolas de brindes vazias, tampas, etc.
Inventámos uma canção do esquilo e lá fomos nós ao lar,onde cantámos esta e muitas mais canções alusivas ao outono.
Depois de cantarmos, ainda tivemos a oportunidade de interagir com os idosos, emprestámos os nossos instrumentos e divertimos-nos em grupo a cantar e tocar.
Momentos agradáveis...
Rostos que fazem toda a diferença...
Esperamos que os idosos tenham gostado da nossa visita!
Depois da visita ao lar iniciámos a temática do dia da alimentação, realizámos a leitura da história Uma lagartinha muito comilona, explorámos diversas técnicas de exploração da história, quer através da pintura, modelagem.
Quer através do domínio da linguagem , em que realizámos a divisão silábica ( na faixa etária 5/6 anos). No domínio da matemática explorámos as noções temporais dos dias da semana e também a realização de um gráfico que ilustrava o que a lagarta tinha ingerido.
Conversámos sobre quais dos alimentos ingeridos pela lagartinha, os que são saudáveis e os que o não são.
Com a chegada do dia da alimentação explorámos dois jogos, um que nos elucidava sobre a proveniência dos alimentos "Da horta ao prato", em que todas as crianças participaram e colocaram as imagens dos alimentos nos locais da sua proveniência.
O segundo jogo abordava as quatro principais refeições do dia e os alimentos que se ingerem nessas mesmas refeições, mais uma vez as crianças completram este jogo com as imagens dos alimentos.
Trabalhámos noções de espaço e lateralidade. cada uma das crianças pôs a mesa com as louças da casinha.
No dia da alimentação fizemos uma sopa com os legumes que as crianças trouxeram de casa, foi uma experiência bastante divertida em que todos participaram. além de contribuir para que as crianças reconheçam a importância da ingestão de legumes, serviu também para ampliar o vocabulário uma vez que não sabiam o nome de alguns dos legumes.
Na semana que se seguiu explorámos a roda dos alimentos, o que continha cada grupo da roda. As crianças realizaram um jogo em que completaram a roda dos alimentos com as imagens de diversos alimentos, houve algumas trocas, mas depois de observarmos o resultado final, corrigiamos novamente os alimentos que estavam em grupos trocados.
Com o objetivo de construir a nossa mascote de grupo, e após a leitura da história A bruxa Mimi e os piratas, cada uma das crianças desenhou um ou uma pirata. Após todos terem desenhado foi explicado que iríamos eleger um dos piratas para o materializarmos. Assim, cada uma das crianças pôde realizar a votação num dos desenhos, sem que pudessem votar no delas próprias.
E esta foi a pirata eleita... de seu nome CARLOTA!
Com o final do mês a chegar, estamos agora nos preparativos para a celebração da tradição Pão- por Deus.
Até ao próximo mês
;)
Novo
ano letivo, novos projectos se avizinham.
Sejam
bem-vindos a este novo ano letivo, um recomeço para alguns, um começo para
outros.
O
nosso grupo realizou durante este mês uma adaptação progressiva, por vezes
ainda se ouvem alguns choros matinais derivados da dificuldade de separação dos
pais, contudo, são necessários apenas breves instantes para que os choros sejam
substituídos por risadas e alguma confusão ainda inerente a uma aquisição
progressiva das regras.
Além
da organização do espaço de sala e do tempo de rotinas o grupo começa agora a
criar instrumentos de trabalho;
Quadros
de presenças;
Continuámos
a preencher o quadro do tempo, o calendário.
Decorámos
as capas de trabalhos com a técnica de conta gotas, para depois podermos arquivar os trabalhos
que vamos realizando ao longo do ano.
Para
comemorarmos a chegada do outono fomos recolher folhas ao parque e pequenos
ramos que andavam pelo chão.
Aproveitámos
e fomos ao parque infantil.
Com os
materiais recolhidos fizemos a pintura da silhueta da folha de outono...
Trabalhámos conceitos matemáticos...
Organizámos
os paus do maior para o mais pequeno e também o maior, o médio e o pequeno;
Observámos
as diferentes folhas recolhidas;
Constatámos
as que eram iguais e diferentes;
A
Marta trouxe bolotas, aproveitámos para pesquisar o nome da árvore que nos dá
as bolotas e fizemos um colar com uma bolota e várias missangas;
Até breve ;)
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mês de junho e julho 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nós novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Nos dias de hoje torna-se cada vez mais
importante sabermos gerir as nossas poupanças e assim partimos para a
construção de um mealheiro em forma de colmeia em que a abelha guarda o seu mel
que são as nossas moedinhas.
Os nossos amigos da sala verde
presentearam-nos com um bonito teatro de fantoches intitulado “A Formiga
Horripilante”. Foi um momento de convívio com todos os nossos amigos do
pré-escolar em que ouvimos uma história que aborda a diferença e nos transmite
uma mensagem de amizade que nos faz refletir, muito bonita e importante.
Os pais da Mariana permitiram-nos uma visita
a uma clínica veterinária, na qual fizemos importantes aprendizagens sobre os
hospitais dos animais e como eles são bem tratados.
Nesta visita pudemos acompanhar uma cadelinha
chamada Pantufa que ajudou a mãe da Mariana a mostrar-nos como decorre uma
consulta na clínica de animais.
Também se cuida da beleza, pois assim como
nós eles ficam felizes quando são bem cuidados.
Ficámos também a conhecer o Hotel aonde as
pessoas podem deixar os seus amigos quando vão de férias e não os podem levar
consigo.
Mas nem sempre as pessoas querem os animais e
a mãe da Mariana apresentou-nos dois cachorrinhos que tinham sido abandonados
no terreno da clínica e é importante arranjar-lhes um lar onde sejam bem
tratados.
Por favor não abandonem os animais eles não
merecem.
No final da visita a mãe da Mariana
ofereceu-nos um saquinho com surpresas dentro ligadas aos animais.
Foi uma visita repleta de novas aprendizagens
e que nos fez refletir sobre os animais que são os nossos melhores amigos e
merecem todo o nosso carinho e respeito em todos os momentos das suas vidas,
principalmente quando precisam de cuidados médicos.
No nosso passeio de fim de ano visitámos a
Base Aérea de Maceda, na qual conhecemos o Museu do Ar e pudemos ver de perto
alguns aviões antigos e aprender muito sobre o mundo da aeronáutica.
Foi-nos mostrado como é feita a leitura da
meteorologia e quais os instrumentos utilizados para o fazer.
Foi-nos explicada a diferença entre os bombeiros
dos fogos do terreno e os bombeiros que combatem os fogos dos aviões, e o seu
vestuário protetor.
Pudemos ver por dentro um carro de bombeiros.
E visitámos o museu do ar no qual ficámos a
conhecer aviões muito especiais, aos quais foram dados nomes de animais e
alguma da história da aviação.
Depois visitámos o museu de Vila da Feira no
qual visionámos um filme que nos contou a história das transformações deste
castelo e pudemos caminhar pelo castelo e sentir toda a sua história.
No jardim do Visionário divertimo-nos muito a
dar comer aos peixes que vivem no lago.
No dia de São Pedro dançámos com
os nossos amigos a “Marcha da Pequenada” e fizemos as delícias dos nossos
familiares, que mais uma vez estiveram presentes para nos apoiarem e para
vivenciarem connosco os melhores momentos da nossa infância.
Queremos por fim partilhar convosco a nossa
colheita de tomate do nosso tomateiro que já deu tomate que saboreámos por duas
vezes ao almoço.
E mais um Verão chegou e o ano está a
terminar, nós já estamos mais crescidos e com muito para contar.
Para o ano cá estaremos,
finalistas pois então, desejamos-vos boas férias do fundo do coração.
Por agora ficamos por aqui e
resta-nos deixar um grande beijinho dos mochinhos aprendizes. Até à próxima…
2ª quinzena de maio de 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
A mãe da Joana e a mãe do Francisco passaram
uma manhã com os mochinhos aprendizes para falarem sobre as vacinas e as
colheitas de sangue.
Começaram por contar uma história que nos
fala da importância das vacinas para a prevenção das doenças nas crianças.
Terminada a história conversaram com o grupo
sobre as colheitas de sangue para análise e da importância de fazer esta
colheita sempre que seja necessário. Falaram do sangue, da sua importância no
nosso corpo e como ele circula nas nossas veias.
A mãe do Francisco mostrou os tubinhos que
são usados nas recolhas de sangue e falou nas máquinas de sangue, nas quais se
fazem as análises e se define a marca do sangue de cada pessoa.
A mãe da Joana demonstrou como são colocados
os garrotes nos braços, que ajudam a que o sangue saia melhor.
De seguida mostraram como se faz a colheita
de sangue, utilizando uma veia artificial, com líquido corado de vermelho, na
qual cada criança teve a oportunidade de fazer a sua colheita. Após todos terem
feito a colheita do sangue, a mãe do Francisco mostrou as veias e todos puderam
tocar e aprender.
No final as mães tinham uma surpresa para
todos os meninos. Todos levaram para casa a história, um folheto sobre a
importância da vacinação na infância e um cartão de um laboratório para registo
de análises.
Foi uma manhã muito importante para os
mochinhos aprendizes, pois fizeram importantes aprendizagens e com esta
atividade tentou-se desmistificar o medo das agulhas de uma forma divertida,
num grupo de crianças que na sua maioria vai apanhar vacinas novamente ao
completar 5 anos.
Ofereceram também um desenho para colorir, no
qual cada criança pode mostrar o que aprendeu ao responder, sobre a importância
das vacinas para a saúde.
A mãe do Martim Sacramento e a mãe da Sofia
organizaram uma visita à Escola Profissional D.R.Vagos e nela todas as crianças
foram cavaleiros por uns minutos. Quase todos aderiram com muito entusiasmo e o
carinho dos monitores ajudou a tonar este momento inesquecível para todos.
A visita pela escola foi muito divertida e
todos passaram uma manhã inesquecível. Na sala cada criança desenhou-se a andar
a cavalo e o nosso placar ficou muito giro.
Celebrámos o dia da Biodiversidade com uma
exposição de trabalhos realizados pelos pais de todas as salas da instituição.
Aos pais da nossa sala lançámos o desafio e responderam como sempre dando o seu
melhor. Este foi o contributo da nossa sala para a exposição:
Todos juntos fomos visitar a exposição com os
nossos amigos e ficámos muito orgulhosos de todos os pais, do seu empenho na
sua participação em mais um projeto importante para nós e para todos. OBRIGADA
POR SEREM QUEM SÃO… E POR ESTAREM SERPRE PRESENTES…
Em grupo resolvemos dar um recado aos adultos
através da nossa árvore temática que decorámos com um desenho conjunto que
intitulámos:
“QUE DOENTE ESTÁ O
MUNDO”
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
O treinador Ricardo de Hóquei em patins, do
Futebol clube do Bom-sucesso veio à nossa escolinha, para poder estar com todos
os grupos do pré-escolar, falar um pouco da modalidade e dar a oportunidade de
todas as crianças experimentarem.
Foi uma manhã muito divertida, o treinador
começou por falar de algumas regras e cuidados a ter e equipamentos
necessários.
De seguida ensinou a calçar os patins
corretamente.
Formámos dois grupos e cada criança pode andar
de patins. A maioria dos meninos nunca tinha andado e com a ajuda dos
treinadores experimentaram e foi muito divertido.
A mãe do Pedro veio à nossa sala dinamizar
uma manhã muito divertida e cheia de importantes aprendizagens e concelhos para
aprendermos a cuidar muito bem dos nossos dentes. Começámos por visualizar uma
projeção sobre as bactérias que se alojam nos nossos dentes e provocam as
cáries se não tivermos os cuidados necessários e se não os lavarmos muito bem
todos os dias.
A mãe do Pedro propôs uma experiência aos
mochinhos aprendizes e cada um vestiu a sua camisa e a mãe colocou uma pastilha
azul na boca de cada criança e o resultado foi imediato, todos ficaram com a
boca azul e puderam ver ao espelho.
Todos os meninos trouxeram a sua escova de
dentes, para poderem lavar a sua boca e cada um foi com a mãe do Pedro aprender
a lavar muito bem os seus dentes e a sua língua.
Todos participaram com muito entusiasmo e o
resultado foram os dentes branquinhos e muito bonitos.
Já na sala conversámos sobre a nossa
experiência e o que ela nos ensinou. E cada um recebeu uma recordação da mãe do
Pedro da sua ida ao seu consultório, na qual dizia:
“SOU UM HEROI”
Todos foram aplaudidos pelos outros mochinhos
e todos ficaram muito orgulhosos.
No próximo dia 22 de Maio vamos celebrar na
nossa escolinha o dia da BIODIVERSIDADE. Todos juntos vamos fazer uma exposição
com materiais reciclados, que faça todos pensarem na vida do nosso Planeta e o
que podemos fazer para o defender dos maus tratos de todos nós: o lixo que se
atira para o mar, as florestas destruídas, os exageros da poluição das
fábricas, o desperdício de água e energia, os animais em vias de extinção…
Resolvemos pedir ajuda às famílias para a
realização desta exposição e na nossa sala resolvemos depois de conversarmos
sobre o que está a acontecer no planeta Terra resolvemos fazer um trabalhinho
para fazermos o pedido aos nossos pais.
A nossa exposição vai ficar muito bonita de
certeza, depois partilhamos com vocês.
No dia 15 celebrámos o dia da família e na
nossa escolinha as educadoras representaram uma peça de teatro intitulada:
“A MINHA FAMÍLIA É A
MELHOR DO MUNDO”
Todas as famílias foram convidadas e na nossa
sala resolvemos fazer um convite no qual cada um desenhou a sua família.
Decorámos a nossa árvore temática com um
desenho conjunto das nossas famílias.
A peça de teatro foi muito bonita e
ajudou-nos a pensar como somos como filhos… e como somos como pais…
Esperamos que todos se tenham divertido e
pensado na mensagem que queríamos transmitir.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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2ª quinzena de abril 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Temos andado muito entusiasmados com a
realização de uma prenda para uma pessoa muito especial – a nossa mãe.
Este ano experimentámos algo muito diferente
do habitual, fizemos um alfinete com escamas de peixe grande.
Com a técnica de modelagem fizemos com fimo a
base do nosso alfinete com formas de flor.
Pela primeira vez fizemos um trabalho com
escamas de peixe e com a técnica de enfiamento, usando arame muito fininho e
moldável, fizemos uma flor para colarmos no fimo.
E assim ficaram os nossos alfinetes para a
mãe.
Fizemos de seguida a decoração da caixa com a
técnica de colagem de papel higiénico e com barro fizemos flores para a
decorar.
Em grande grupo cada um de nós desenhou a sua
mãe, para decorarmos o saco.
Esperamos que as nossas mães tenham gostado
da nossa prenda que foi feita com muito carinho e todos queremos dizer às
nossas…
MÃE
“Se um dia estiveres
triste
Fecha os olhos e
sorri
Porque o nosso amor
existe
E eu gosto muito de
ti.”
Obrigada, mães por estarem sempre presentes e
por serem quem são!
No seguimento da prenda do dia da mãe fomos
visitar o museu marítimo de Ílhavo e aprendemos muito sobre a vida no mar,
antigamente.
Conhecemos também alguns peixes da família do
bacalhau e por fim deliciámos-nos a contemplar os bacalhaus no aquário. Foi uma
visita muito bonita e ao mesmo tempo cheia de novas aprendizagens.
No dia da dança voltámos ao Lar Amélia Madaíl
e fomos dançar “A Rosa arredonda a saia”, com os nossos amigos, e também eles
nos presentearam com uma dança. Foi uma manhã muito gira e divertimo-nos muito.
E para finalizar só queremos partilhar com
vocês a experiência da germinação, na qual fomos pudendo ver todo o processo.
Agora vamos plantar e esperar que dê feijões
para podermos comer.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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1ª quinzena de abril 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Depois de termos plantado o nosso tomateiro
com os nossos amigos do Lar, estivemos em grupo na nossa sala a falar da
germinação das sementes. Foi então que resolvemos fazer uma atividade com
feijões para podermos observar como germinam.
Procurámos saber o nome dos tipos de feijão
que os nossos pais usam na comida e então fizemos um quadro.
Pusemos o feijão na água 24 horas antes da
atividade, de seguida pusemos feijões num saquinho com um pano absorvente com
água.
Cada menino fez um desenho sobre a atividade
e colocámos os desenhos no placar das experiências, junto com o quadro dos
feijões.
Pintámos umas borboletas coloridas que
colocámos na nossa árvore temática da Primavera, com os saquinhos dos feijões e
agora todos os dias vamos vendo a maravilha que a Natureza nos oferece – os
feijões a germinar, a tornarem-se uma pequena planta que depois iremos plantar
na terra.
A nossa escolinha tem um exterior espetacular
para podermos brincar livremente e o nosso amigo sol brindou-nos neste início
de Primavera com o seu brilho e calor, permitindo-nos bons momentos que nos
ajudam a desenvolver a nossa capacidade afetiva e interligação com os nossos
amigos.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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2ª quinzena de março de 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Mais uma Primavera chegou e as educadoras da
infantil e da creche dramatizaram uma bonita história da coleção do Zacarias a
“ Gota gotinha” para todos em conjunto celebrarmos a chegada desta nova estação.
No final conversámos sobre a importância da
água para todos os seres vivos e cantámos canções da Primavera.
Os nossos amigos idosos do Lar com a sua
sabedoria e experiência tão importantes na nossa formação e desenvolvimento
vieram ensinar-nos como se plantam tomateiros, e como ajudá-los a crescer e a
dar bons frutos.
Cada grupo decorou o seu vaso e nós decorámos
o nosso com uma boneca à qual demos o nome de Tomateirinha e colocámos na relva
do exterior.
Na nossa sala criámos um quadro que nos vai
ajudar a cuidar da nossa planta e a regá-la três vezes por semana como os
nossos amigos nos recomendaram. Assim às segundas, quartas e sextas uma criança
do grupo encarrega-se de regar o tomateiro.
Este mês é o mês em que se celebra a Páscoa e
na nossa sala ouvimos a história do Dom Coelho e a Dona Galinha que trabalhavam
em conjunto para que o mistério dos ovos coloridos nunca desaparecesse. Esta
história ajuda a lembrar que o importante das nossas vidas é a partilha das
coisas que temos com os nossos amigos, sem nunca esquecermos as suas qualidades
e assim resolvemos criar o jardim do coelhinho pintor, com o seu ovo colorido,
para oferecermos aos nossos pais.
Decorámos a nossa árvore temática com
coelhinhos pintores e nos nossos vidros criámos um jardim cheio de ovinhos da
Páscoa.
Os nossos amigos da sala amarela fizeram-nos
uma bonita surpresa com o comboio da nossa biblioteca, que todos os meses andar
pelas salas com diferentes histórias escolhidas pelos meninos.
Este mês esteve a cargo da sala amarela e a
educadora Margarida contou a história dos” Ovos Misteriosos”.
No passado dia 31 fomos à Feira de Março.
Andámos nos carroceis para a nossa idade e passámos uma manhã muito divertida e
até o tempo esteve a nosso favor, pois o sol brilhou a manhã toda e os senhores
dos carroceis foram muito nossos amigos e proporcionaram-nos bons e divertidos
momentos.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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1ª quinzena de março 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Os
meninos dos 4 e 5 anos têm feito atividades que desenvolvem competências
importantes para a aquisição da escrita, conceito de número e coordenação
óculo-manual.
Todos temos estado muito ocupados com a
realização da prenda para uma pessoa muito especial – O nosso Pai.
Começámos por fazer um postal que além de
servir para a decoração do saco, serviu também para o fundo da fotografia que
tirámos para oferecer ao nosso pai.
Para a decoração da nossa árvore temática
fizemos cada um de nós fez o bilhete de identidade do nosso pai.
Com pedacinhos de pele, grãos de café e bocadinhos
de cortiça decorámos com muito amor uma moldura para oferecermos aos nossos
pais neste dia que queremos que seja muito feliz.
No dia 17 pela manhã fomos visitar o Museu do
Brincar e com a ajuda das monitoras pudemos andar um pouco para trás no tempo e
dar asas à nossa imaginação e brincar com brinquedos iguais aos dos nossos avós
e dos nossos pais. E pudemos viajar pelo mundo e conhecer os brinquedos de
crianças de outros Continentes.
A mãe da Constança veio passar uma manhã
connosco para nos falar sobre “O que nos faz Feliz”, para celebrar o dia da
felicidade. Contou-nos uma história de um menino que ao longo da história foi
mostrando o que o faz feliz.
Ao longo da história o entusiasmo foi geral e
todos quiseram partilhar o que os faz felizes.
Desde comer pipocas, brincar com os amigos,
saber partilhar…, muitas são as coisas que nos fazem felizes e a mãe da
Constança foi escrevendo numa folha especial a resposta de cada um para que
possam desenhar a sua resposta.
A mãe da Constança veio-nos fazer pensar um
bocadinho sobre:
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
2ª quinzena de fevereiro 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
No seguimento do Carnaval em que fizemos em
palco a experiência do vulcão e como tínhamos barro em bom estado para moldar,
resolvemos partilhar com as nossas famílias a nossa experiência. Cada menino
construiu um vulcão pequeno que levou para casa com a receita caseira com os
ingredientes que os pais usam na cozinha. Parece que correram bem as
experiências lá em casa e todos puderam mostrar as suas novas aprendizagens.
Aqui na nossa escola a nossa biblioteca é
dinamizada pelas salas uma vez por mês e este mês de Fevereiro foi da nossa
responsabilidade essa dinamização. Como o mês de Fevereiro é o mês do amigo
fomos todos à biblioteca e procurámos histórias de amigos e escolhemos uma para
contarmos aos nossos amigos das outras salas.
Trouxemos o carrinho dos livros para a nossa
sala e construímos um pequeno teatro que com a ajuda do nosso fantoche Pipo contámos
a história do ursinho pelas salas.
Depois de passarmos por todas as salas da
infantil colocámos o teatro no nosso espaço da biblioteca da sala e assim todos
podem brincar e desenvolver a sua criatividade e a sua capacidade de representar
e comunicar através do fantoche.
Com pequenos corações coloridos decorámos a
nossa árvore temática, nos quais cada criança definiu o que é para si ser
amigo.
A mãe do Pedro convidou-nos a visitar o seu
consultório para de uma forma descontraída e divertida todos pudessem olhar
para o dentista como alguém bom que nos ajuda a tratar da nossa saúde oral.
A mãe do Pedro começou por falar com os
meninos sobre a importância de tratarmos bem os nossos dentes e que para tal é
muito importante ter cuidado com a escova de dentes.
Depois todos os meninos foram consultados e
saíram com os seus dentes a brilhar. A mãe do Pedro estava muito feliz porque
todos os meninos têm os dentes muito bem tratados e cuidados.
Foi uma manhã muito importante para todos e
no fim de cada consulta todos receberam um saco com uma escova de dentes nova,
duas pastas e um diploma por terem sido muito crescidos.
Na nossa sala expusemos os diplomas num
quadro de honra para todos verem e para deixarmos os nossos pais orgulhosos.
A avó do Diogo convidou-nos a visitar o
Instituto Duarte de Lemos para com alguns professores dessa escola podermos ser
cientistas num laboratório de verdade.
Com as nossas camisas de Mochinhos Aprendizes
participámos em experiências que nos aguçaram a curiosidade e a vontade de aprender
para mais tarde conhecer:
SABONETES – aprendemos
a fazer sabonetes brilhantes que cheiram muito bem;
Ø Glicerina
sólida
Ø Corante
alimentar
Ø Aroma
Ø Purpurinas
Ø Formas
de silicone
MUDA DE COR – Confirmámos
com esta experiência, o que já temos vindo a falar na sala – nem todo o líquido
transparente é água pode ser algo muito perigoso para a saúde.
Ø 1
frasco com 1 gota de fenolftaleína
Ø 1
frasco com uma solução de detergente
TINTA INVISÍVEL – pintámos com um
líquido transparente que muda de cor com detergente e faz a nossa pintura
aparecer;
Ø Fenolftaleína
Ø Detergente
com amónia (por exemplo limpa vidros)
Ø Pincéis
Ø Folhas
de papel
OVO MÁGICO –
Vimos um ovo cozido entrar dentro de um frasco de vidro sem se esmagar e depois
vimos a sair sozinho da boca da garrafa; Ovo
cozido,água
quente, frasco
de vidro de boca larga.
LATAS COLAPSANTES – Aprendemos que uma
lata vazia muito quente se for mergulhada em água amolga-se toda com a saída
brusca do ar do seu interior.
Ø Latas de refrigerante
vazias
Ø Placa de aquecimento
Ø Tina de vidro com
água fria
VULCÕES – Fizemos explodir um vulcão como o
nosso da sala que largou lava vermelha.
Efusivo:
Ø Detergente da loiça
Ø Vinagre
Ø Corante alimentar
Ø Bicarbonato de sódio
Com materiais que só as pessoas crescidas
podem utilizar fizemos explodir um vulcão que largou fogo.
Explosivo:
Ø “Cabeças” de fósforo
Ø Fita de magnésio
Ø Dicromato de amónio
EXPLOSÃO – Fizeram experiências
que nós só ficámos a ver porque são materiais muito perigosos que só devem ser
utilizados pelos cientistas de verdade e nós ainda só somos pequenos aprendizes
de cientista.
Ø Cálcio metálico
Ø Água
Ø Fósforo
Ø Tubo de ensaio
Ø Funil de vidro
Como os cientistas de verdade também nós
ficámos cheios de fome e à nossa espera no bar do Instituto estava um lanche
delicioso e no final recebemos uma surpresa feita pela avó do Diogo. Foi uma
tarde inesquecível.
Na
nossa sala fizemos o registo das experiências.
Somos um grupo com muita sorte pois temos ao
nosso lado os nossos pais, familiares e amigos empenhados em ajudarem-nos a
crescer, para no futuro sermos adultos criativos com capacidade de agir, que
não ficam à espera que alguém faça por eles.
Obrigada por serem assim.
Voltámos a repetir na sala a experiência do
ovo cozido e correu muito bem.
A nossa escolinha iniciou uma campanha de
recolhas de pilhas e baterias usadas e na nossa sala falámos da importância de
não deitar as pilhas e as baterias usadas para o lixo, mas sim para um pilhão.
Como não tínhamos onde colocar as nossas
pilhas resolvemos fazer um pilhão grande.
Agora a entrada da nossa sala tem mais um
amigo do ambiente, no qual colocamos as pilhas e baterias usadas que trazemos
de casa.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
1ª Quinzena de fevereiro 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Com a aproximação do Carnaval conversámos em
grande grupo e resolvemos que na nossa festa iriamos ser “Cientistas Palhaço” e
como cientistas que somos resolvemos que iríamos fazer uma experiência em
palco. Resolvemos então construir um vulcão em miniatura, com lava feita com os
ingredientes que as nossas mães usam em casa.
Com a ajuda de uma fábrica da região, que nos
deu o barro, pusemos mãos à obra e juntos construímos o nosso vulcão, de uma
forma muito simples e divertida.
Depois de moldado demos-lhe cor e decorámo-lo
com raminhos de oliveira, pedras e musgo artificial do Natal.
E o nosso vulcão ficou pronto.
Então os mochinhos aprendizes vestiram as
suas camisas de cientistas e partiram para mais uma experiência divertida, para
tentar perceber melhor como tudo acontece nos vulcões verdadeiros.
Do nosso vulcão saiu uma espuma castanha
quase como a lava dos vulcões verdadeiros.
Esta experiência divertida é muito simples de
fazer, por isso vamos partilhar com vocês a receita:
“COMO FAZER UM VULCÃO”
Material
necessário:
Uma garrafa ou frasco de vidro, uma base (que
pode ser um azulejo), barro, bicarbonato de sódio, vinagre, detergente da louça
e colorau
Procedimento
experimental:
1ª – Dissolve o bicarbonato de sódio com o
colorau (solução A)
2ª – Junta detergente da louça ao vinagre num
copo (solução B)
3ª – Coloca a solução A dentro do vulcão e
adiciona a solução B
4ª – O observa o resultado.
Diverte-te
com os teus pais!!!
Construímos também fantoches que representam
os “Cientistas Palhaço “, para cada criança poder dar largas à sua imaginação.
Com caracóis como as nossas perucas, uma bola
de esferovite, uma camisa branca e botões coloridos que cada criança trouxe,
cada um construiu o seu fantoche ao qual não faltou o respetivo crachá no qual
desenharam a sua cara, como os que usam nas suas camisas de cientistas.
E assim ficaram os nossos fantoches
Com pintura de palhaços engraçados decorámos
a nossa sala com muita cor e alegria.
Terminámos também os nossos palhacinhos para
a decoração da nossa árvore temática que ficou muito bonita com os palhaços de
casaco colorido e pompom brilhante no laço, bem ao gosto do grupo de crianças
da nossa sala.
E o dia da festa de Carnaval chegou e com os
nossos amigos da creche, do pré-escolar e com os nossos pais e familiares,
passámos uma tarde inesquecível.
Os “Mochinhos Aprendizes” vestiram-se de “Cientistas
Palhaço” e divertiram-se e divertiram os seus pais com a sua atuação em palco,
durante a qual realizaram a experiência do vulcão que não só resultou como os
divertiu imenso.
No final partilhámos a nossa canção que
transmite o lema dos Mochinhos Aprendizes”:
“HÁ UM TEMPO CERTO”
Hoje
Estás a aprender
Amanhã
Tu vais conhecer
Não tenhas pressa
Não estás longe nem
perto
Para aprender todas
as coisas
Há um tempo certo
No final da festa, já na nossa sala esperámos
pelos nossos familiares e cada criança levou o seu novo amigo com o qual pode
brincar e desenvolver a sua criatividade, linguagem e imaginação:
O seu fantoche o
“Cientista Palhaço”.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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2ª Quinzena de janeiro 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Continuamos a explorar o Inverno e as nossas
atividades tem como tema principal esta estação do ano onde o frio predomina.
Com lãs coloridas e pintura de marcador
decorámos os mochinhos aprendizes do Inverno.
Pela primeira vez realizámos uma atividade de
picotagem e picotamos flocos de neve que pintámos e colamos numa folha azul
como o céu.
Com
cotonetes pintámos bolinhas de neve e o nosso placar ficou decorado com os
nossos sorridentes flocos de neve.
A mãe da Mariana veio com a sua amiga Maria
André passar uma manhã connosco dinamizar atividades ligadas à
psicomotricidade. Foi uma manhã muito gira.
O carnaval está a chegar e como de costume já
pensámos na decoração da nossa árvore temática. Começámos por pintar palhaços
coloridos com lápis de cor.
Com bolinhas de esferovite e bolinhas
brilhantes demos relevo aos nossos palhaços.
Quando
a nossa árvore estiver pronta nós partilhamos com todos. Por agora ficamos por
aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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1ª Quinzena de janeiro 2015
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
0 Inverno já chegou e na nossa sala começámos
a falar das caraterísticas desta estação e a realizarmos trabalhos para decorar
a nossa sala e para também aprofundarmos os nossos conhecimentos com novas
aprendizagens.
Como tínhamos combinado quando fizemos a
nossa semana da partilha, fomos ao Banco Alimentar levar todos os alimentos que
os nossos pais nos ajudaram a colocar na nossa caixa para ajudarmos meninos
como nós e os seus pais que passam por dificuldades.
Quando lá chegámos fomos muito bem recebidos
pelo senhor presidente e pelo senhor responsável da campanha de papel por
alimento, que nos mostraram as instalações e nos explicaram como tudo funciona.
Depois todos juntos ajudámos a pesar a nossa
comida numa balança colocada no chão e ficámos muito contentes ao saber que só
a nossa sala ofereceu 39 kg de comida.
Mais uma vez obrigada pais por serem quem são,
e por partilharem connosco todos estes momentos que nos vão ajudar a ser
adultos ativos e com valores no futuro.
Depois um dos senhores mostrou-nos como se
constituem os cabazes que são distribuídos pelas instituições, que por sua vez
os ajudam a fazer chegar os alimentos às famílias carenciadas.
Falou-nos também da recolha de papel que
troca por leite e pediu a todos os meninos que não deitem o papel fora como as
revistas, jornais ou folhas de rascunho, mas sim que as juntem e entreguem ao Banco
Alimentar para que ele possa trocar por leite.
Na Fábrica da Ciência fomos ouvir uma
história com Ciência de um menino que morava numa localidade como nós aonde não
cai neve e ele queria muito que nevasse. A história contou que o menino combinou
com a sua avó fazer flocos de neve que
são cristalizações.
Então na história explicava que
cristalizações são gotinhas de água muito pequeninas, que com o frio ficam
muito apertadinhas em forma de estrela que brilham com a luz. E na sua casa, o
menino com borato de sódio, um arame, água e com a ajuda dos amigos fez muitos
flocos de neve para colocar nas janelas.
No final da história a contadora da história,
a Marta ensinou o protocolo da experiência e ofereceu-nos um Kit com o que precisávamos
para fazermos o nosso floco de neve.
PROTOCOLO DA
EXPERIÊNCIA DO FLOCO DE NEVE:
1- Dobra um fio com
arame em forma de estrela;
2- Ata uma extremidade
do fio a um braço da estrela;
3- Prende a outra ponta
do fio ao pau de modo a que, uma vez dentro do frasco a estrela não toque no
fundo;
4- Coloca no frasco 250
ml de água a ferver;
5- Mistura +- 50g de
Borato de Sódio e mistura bem;
6- Mergulha a estrela na
solução e deixa-a em repouso 24 horas;
7- Ao fim deste tempo,
retira-a da solução o observa os cristais formados;
Atenção:
esta experiência deve ser feita com os pais.
No final da história a Marta levou-nos a
visitar o caracol, que está doente e por isso, não pudemos ouvir a história
dentro da sua carapaça porque não é seguro de momento. Mas fomos todos fazer-lhe
uma festinha e desejar que recupere depressa, para podermos lá voltar, e nessa
altura podermos ouvir uma história dentro da carapaça.
Na nossa sala vestimos as nossas camisas de
cientistas e fizemos a experiência com o Kit que trouxemos da Fábrica da
Ciência.
Cada um tocou com o dedo no frasco para
sentir o calor da água quente.
Fizemos o registo gráfico da nossa
experiência e esperámos até ao dia seguinte para observar o resultado, e o
nosso floco estava formado, cheio de cristais.
Este Inverno cabe à nossa sala decorar o
corredor do Pré-escolar, então resolvemos decorar a nossa árvore temática com
mochinhos com gorros e cachecóis quentinhos, com a técnica de pintura com
marcador e colagem de lãs coloridas.
Para as janelas decorámos uns bonecos de neve
no trenó que colámos nos vidros e com tinta branca e esponjas fizemos a neve. E
ficou assim o nosso corredor e a nossa árvore do Inverno.
Para o teto, fizemos mobiles com flocos de
neve, com bolinhas de esferovite.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande dos,
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Com materiais reciclados como caixas de
sapatos e caixas de fósforos, Utilizando a técnica da pintura e da colagem
fizemos uma surpresa para oferecer aos nossos pais.
Este ano entrámos a sério na magia do Natal e
resolvemos “ Ir à terra do Pai Natal ”
Os nossos amigos da sala laranja fizeram-nos
uma bonita surpresa e com o comboio da nossa biblioteca, que todos os meses vai
andar pelas salas com diferentes histórias com diferentes histórias escolhidas
pelos meninos.
Este mês esteve a cargo da sala laranja e uma
das meninas, explicou aos meninos que o comboio dos livros era para ficar na
nossa sala por um tempo, para podermos “saborear” as histórias que tinham
escolhido para nós e para os meninos das outras salas.
A educadora Isabel construiu com os seus
meninos uma televisão muito especial e contou-nos uma bonita e ao mesmo tempo
engraçada história que nos fala das férias do Pai Natal, que todos ouviram com
muito entusiasmo.
No final conversámos um bocadinho sobre a
história e foi muito bom.
E o comboio ficou na nossa sala para nós
pudermos ver contar e partilhar as histórias que lá estão.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades. Só queremos desejar um feliz ANO NOVO com muitas alegrias e muita
saúde
Um beijinho muito grande, dos:
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1ª Quinzena de dezembro
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
Como estamos na quadra de Natal a nossa
árvore temática teve que se decorar de acordo. Então com a técnica do recorte,
da colagem e da pintura com o marcador, decorámos mochinhos de Natal.
Como em anos anteriores fizemos uma campanha
para o banco alimentar.
Os nossos familiares participaram em grande,
o nosso muito obrigado, por serem quem são e por estarem sempre presentes e disponíveis
para nos ajudar na nossa caminhada.
Decorámos sacos de papel com anjos para o
nosso lanche no dia da nossa festa com a técnica da colagem
Realizámos também alguns trabalhos relativos
ao Natal e com eles decorámos a nossa sala.
Na festa representámos as cores do Arco Iris
e como nos portámos muito bem o Pai Natal veio à nossa sala dar-nos uma prenda
e conversar um bocadinho.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades. Só queremos desejar um feliz Natal.
Um beijinho muito grande, dos:
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2ª Quinzena de novembro2014
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
O Natal está a chegar e um dia chegámos à
nossa sala e qual não foi a nossa surpresa quando vimos a nossa flor amiga com
um gorro de mãe natal nas pétalas.
Digam lá se não ficou gira?
Então resolvemos lançar um desafio aos nossos
pais. Cada um de nós escolheu uma bota e um quadradinho de feltro branco e
pedimos para decorar a bota para a nossa árvore de Natal e com o quadradinho
fazerem um floco de neve.
Começámos a decoração da nossa sala para
preparar a chegada do Natal com toda a magia que ela merece, pois esta quadra
tão cheia de magia, de amor e de beleza deve ser vivida de uma forma bonita e
com muito, brilho.
Um dia o Tiago trouxe para mostrar os meninos
um caracol que mostrou aos seus amigos na sala com muito entusiasmo. Logo todos
ficaram preocupados com o pequeno caracol que “não pode ficar na caixa senão
morre” – disseram algumas crianças do grupo. Depois de conversarmos um
bocadinho sabre o pequeno caracol, resolvemos ir ao exterior da nossa escolinha
procurar um lugar para ele ficar e continuar o seu caminho.
“Mas aqui tem muito sol e ele vai ter muita
sede” – disseram alguns.
Então resolvemos procurar um cantinho
verdinho e fresco para colocar o nosso caracol, que como todos os animais deve
ser respeitado e tratado bem.
No dia da Cultura Cientifica a avó do Diogo
veio de propósito de Pombal para dinamizar uma manhã com os Mochinhos
Aprendizes.
A avó do Diogo vestiu a camisa para os
cientistas convidados e falou-nos dos diferentes tipos de energias e como
cientistas de meio palmo participámos com muito entusiasmo em algumas
experiências e aprendemos muito nesta manhã com a nossa avó.
A primeira experiência foi a do “STOP”, na
qual se usa ingredientes que as mães por vezes usam na comida como o
bicarbonato de sódio e vinagre:
Depois esfregámos balões no nosso cabelo,
essa parte foi cómica porque o cabelo de alguns meninos ficou no ar atraído
pelo balão.~
O nosso balão depois de passar no nosso
cabelo também atrai papelinhos pequeninos.
A avó do Diogo perguntou de que cor é a água
e alguns meninos responderam que não tem cor. Então a avó do Diogo mostrou dois
frasquinhos com um líquido transparente e perguntou se os meninos achavam que
podiam beber tudo o que não tem cor. Aí a Ana Paula perguntou aos meninos – “
como é que sabemos se é água ou não?”. E a maioria em coro respondeu – “a água
não tem cor, nem cheiro, nem sabor”.
A avó misturou os dois líquidos e dessa
mistura resultou um líquido amarelo. Então a avó aconselhou a nunca bebermos o
que não sabemos o que é porque pode ser muito perigoso e podemos ficar muito
doentes.
Com um kit de energia construído pelos seus
alunos a avó do Diogo mostrou-nos que com uma pilha podemos fazer rodar uma
ventoinha.
E acender uma lâmpada.
Já tentaram desenhar uns bigodes num desenho
com um íman e com limalhas de metal?
Pois foi o que todos experimentámos, e foi
muito giro ver os pequeninos metais a serem atraídos pela força do íman.
Nos Açores dão-se uns fenómenos naturais que
a avó do Diogo reproduziu, com mentos e
coca-cola e com mentos e 7-UP.
No final demos todos um grande beijinho à avó
do Diogo, que nos prometeu voltar para nos proporcionar novas experiências e
muitos bons momentos cheios de novas aprendizagens que nos fazem questionar,
formular hipóteses e responder, ajudando no caminho do conhecimento.
Depois de tudo a avó do Diogo ainda nos deu
uma surpresa porque nos portámos como verdadeiros cientistas e convidou-nos a
irmos ao laboratório da sua escola em Águeda. Todos ficaram muito entusiasmados
com a ideia, vai ser cinco estrelas.
Na nossa sala a Ana Paula voltou a fazer a
experiência do “STOP” e cada um de nós levou um frasquinho, uma luva (a mãe do
Pedro ofereceu-nos uma caixa inteirinha de luvas de médico ) e um papel a dizer
como fazer a experiência em casa com os pais:
EXPERIÊNCIAS
- “A FORÇA DAS ENERGIAS”
“STOP”
Material:
Bicarbonato de Sódio
Vinagre
Frasco
de vidro
Luvas
de médico
Procedimento:
1
- Coloca-se o bicarbonato de sódio dentro da luva
2
- Deita-se um pouco de vinagre dentro do frasco
3
- Com muito cuidado coloca-se a luva a tapar a abertura do frasco sem deixar
cair o bicarbonato
4
- Levanta-se dois dedos da luva devagar e ... vamos ver o que acontece!!!!!!
“STOP”
Só nos falta mostra-vos as obras de arte que
os nossos pais fizeram com os feltros em forma de bota e os quadradinhos
brancos e com os quais cada criança decorou a nossa árvore de Natal, com a sua
bota e com o seu floco.
Digam lá se a nossa árvore não ficou bonita?
E para surpresa de todos a nossa amiga a rena
Rodolfo voltou e sentou-se na nossa lareira como fez nos anos passados.
Só que desta vez a rena trouxe-nos um
calendário do Advento com renas pequeninas que têm pacotinhos de bolachinhas
pequeninas e que nos vão ajudar a contar os dias que faltam para o Natal. E
claro comer um biscoitinho enquanto ouvimos a história da manhã.
E assim está o nosso cantinho do Natal que
nos vai trazer tantos momentos mágicos.
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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1ª Quinzena de novembro 2014
OLÁ
AMIGOS
Cá estamos nos novamente para partilharmos
com vocês as nossas novidades desde a última vez que falámos.
No nosso “escritório”,( é assim que chamamos
à área do computador) criámos um placar das nossas notícias que é composto com
notícias que os meninos orgulhosamente partilham com os seus amigos, das suas
vivências com as suas famílias.
Temos o privilégio de ter pais que gostam
muito de nós e de participar ativamente na nossa vida da sala e no nosso
projeto e foi por isso que a mãe da Margarida, que é polícia municipal de
profissão, veio passar uma manhã connosco para nos falar um pouco sobre
prevenção rodoviária.
Ensinou-nos algumas regras que todos devemos
cumprir
Ensinou-nos alguns sinais de trânsito
Mostrou-nos alguns dos seus instrumentos de
trabalho como o assobio e as algemas e todos quiseram experimentar as algemas
Mostrou-nos um DVD do “Serafim” e aprendemos
com a canção do Serafim algumas regras que são importantes para a nossa segurança
Aqui está a música do Serafim para vocês
também aprenderem esta canção que é gira e transmite uma importante mensagem
SERAFIM COMPANHIA
PELA ESTRADA FORA
O Outono está quase a terminar e resolvemos
com alguns frutos caraterísticos desta estação fazer um jogo do galo para
jogarmos em casa com a nossa família, com ratinhos e joaninhas.
Assim pintámos nozes de vermelho e amêndoas
com casca de cinzento
Com plasticina cor-de-rosa fizemos bolinhas
pequeninas para as orelhas e para os narizes dos ratinhos
Com o cabinho do pincel cada um deu forma às
orelhinhas
Depois com muito cuidado colou-se as orelhas
e os narizes nos três ratinhos
Depois da tinta das nozes secar, pintámos as
pintas pretas das joaninhas
Com carimbos feitos de esponja das cadeiras
de cozinha colados em tampas de embalagens de detergente, decorámos placas de
madeira que um familiar da Margarida nos fez. Utilizámos os tons de Outono que
aprendemos a fazer na nossa experiência das cores do Outono
De seguida decorámos caixinhas que a Dina do
Chara nos deu. Primeiro pintámos as tampas de verde e de seguida colámos
bocadinhos de folhas secas
Depois fizemos um ratinho e uma joaninha
Fizemos um jogo também para a nossa sala e é
giro jogar com ele
E foi assim que ficou o nosso jogo com os
frutos do Outono
Este ano celebrámos o dia de São Martinho com
uma grande festa. A mãe do Tiago fez um bolo para cantarmos os parabéns ao São
Martinho
Depois com os nossos amigos da escolinha e os
nossos amigos do Lar fizemos uma festa no salão, onde cantámos, comemos
castanhas e divertimos-nos muito. Ao final do dia cada um levou o seu cartucho
com castanhas assadas para casa
Com a ajuda da mãe do Pedro e do pai do
Diogo, fomos visitar a VAGOLEITE, onde pudemos aprender muito sobre a forma
como o leite que bebemos é produzido.
O senhor Pedro mostrou-nos as instalações
onde pudemos ver as vacas leiteiras e os vitelos que pudemos fazer festinhas
Depois o senhor Pedro foi mostrar-nos o robot
que durante 24 horas sem parar vai ordenhando as vacas, que estão treinadas
para irem sozinhas para serem ordenhadas. Este treino demora em média quatro semanas.
O robot encarrega-se de lavar e desinfetar as tetinhas da vaca e os tubos de
saída do leite. Todo este processo requer muita higiene e muito cuidado por
parte dos tratadores.
Por fim o senhor Pedro mostrou-nos os tanques
de armazenamento do leite aos quais os camiões, que transportam o leite veem
abastecer periodicamente.
Antes de entrarmos para o autocarro
agradecemos ao senhor Pedro com muitos beijinhos e achamos que também ele
gostou da nossa visita. Aprendemos muito nesta visita.
O Natal está a chegar e a rena Rodolfo e um
duende ajudante do Pai Natal visitaram-nos de surpresa. Divertimos-nos muito com
os nossos amigos das outras salas.
Antes de irem embora deixaram-nos um pequeno
presente, um aquecedor das mãos
Por agora ficamos por aqui nas nossas
novidades.
Um beijinho muito grande, dos:
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2ª Quinzena de Outubro de 2014
OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para
partilharmos com vocês as nossas novas aprendizagens e experiências giras que
fizemos desde a última vez que falámos.
No dia 27 de Outubro foi o dia
das Bibliotecas e todos fomos até à biblioteca da nossa escola e no
flanelógrafo ouvimos e contámos juntos a história de dois amigos: um urso e um
ratinho, que nos mostram que na amizade o tamanho não importa.
Depois alguns meninos contaram
histórias e foi no meio de histórias e livros que passámos a nossa manhã e
celebrámos este dia, que nos ajuda a não esquecer que uma boa história e um bom
livro são muito importantes no nosso crescimento.
No seguimento das experiências
da flutuação, no dia 27 de Outubro fizemos uma experiência com um barquinho de
esferovite, água e detergente.
A nossa pergunta foi: “O que
acontece ao barquinho quando pusermos o detergente na água?”
Ao colocarmos o detergente o
nosso barquinho deslizou para espanto e entusiasmo do grupo, pois alguns
achavam que afundava, outros disseram que o barquinho se desfazia…
Aprendemos também que
conseguimos mover o barquinho com o nosso sopro e a importância do vento para
os barcos à vela a navegarem.
Se mexermos na água o nosso
barquinho também se movimenta.
Todos quiseram mostrar à sua
família a nossa experiência e em grupo puxámos da nossa criatividade e pintámos
a nossa vela, e olhem que ficaram bem giras.
Construímos os nossos barcos e
cada um levou o seu para mostrar em casa e experimentar com a sua família.
No placar das experiências
colocámos o desenho que cada um fez da nossa experiência e para o placar das
pinturas cada um pintou um desenho de um barquinho à vela.
No dia do idoso quando fomos
ao Lar no final da festa, fomos com o Sr.
António à horta ver a plantação que os nossos amigos fizeram com a nossa
batata-doce. Combinámos que por altura da apanha da batata-doce voltava-mos lá
para aprender como se apanham as batatas-doces. E lá fomos nós aprender com os
nossos amigos como crescem as batatas-doces e como elas são apanhadas debaixo
da terra.
Com
o Sr António e com o Nuno aprendemos como crescem as batatas-doces debaixo da
terra e como se apanham.
Em
pequenos grupos fomos ver de perto a apanha da batata e o Sr António e o Nuno
deram uma a cada um.
E
olhem que até se apanharam algumas batatas-doces bem grandes!
Para
a nossa sala trouxemos a maior delas todas para podermos a repetir a nossa
experiência do ano passado e voltarmos a ver as raízes e as folhas crescerem.
Mas também vamos provar batatas-doces assadas.
Por
agora ficamos por aqui nas nossas novidades.

OLÁ AMIGOS
Cá estamos nos novamente para
partilharmos com vocês as nossas novas aprendizagens e experiências giras que
fizemos desde a última vez que falámos.
No dia 1 de Outubro foi o dia
do idoso, da água e da música. Na nossa sala resolvemos construir um hidrofone
com garrafas de sumo água e corante alimentar para ficar mais bonito.
Em
conjunto cantámos as notas da escala musical e a Ana Paula escreveu-as nas
garrafas e todos nós tocámos e cantámos:
Junto
com todos os nossos amigos das salas amarela, verde e azul pegámos no nosso
hidrofone e fomos ter com os nossos amigos do lar e com eles fizemos uma festa
da música. Primeiro dançámos uma coreografia inventada por nós com as notas
musicais:
Depois
tocámos e cantámos, uma canção:
“Dó, ré, Mi
Eu comi
Mi, Fá, Sol
Um pão mole
Fá, Mi, Ré
No café
Mi, Ré, Dó
Da minha avó”
No
final da festa fomos com o Sr. António à horta do Lar e fomos ver a plantação
que os nossos amigos fizeram com a nossa batata-doce. Quando for a apanha da
batata voltamos lá para aprender como se apanham as batatas-doces.
Ainda
não partilhámos com vocês a nossa experiência com tinta aguada e lápis de cera
para decorarmos as nossas capas. Como o lápis de cera é impermeável como que
por magia a tinta não adere e as nossas pinturas ficaram assim.
No
dia 4 de Outubro foi o dia do animal e como a maioria dos meninos tem um animal
em casa fizemos um fantoche com um saco de papel para o pão e cada um
apresentou o seu fantoche aos seus amigos.
Na
Nossa sala realizámos mais uma experiência e a nossa pergunta foi: “Todos os
objectos flutuam?”
Colocámos
alguns objectos na água e concluímos que uns flutuam e outros afundam:
E
fizemos o nosso registo:
No
dia 10 a nossa Joana fez anos e convidou-nos para irmos a sua casa para
ouvirmos contar histórias tradicionais. Fomos com os nossos amigos da sala
verde e gostámos muito.
Os
senhores que contaram as histórias pertencem à editora “Estação das Letras” e
contaram-nos:
“A História da Carochinha”
“A História da Cabacinha”
“A História da Árvore Generosa”
Na
nossa escolinha celebrámos a semana da alimentação e cada sala partilhou com os
nossos amigos do Lar um jogo, uma receita, uma dança. Na nossa sala explorámos
a roda dos alimentos e através de um jogo aprendemos que há alimentos que
devemos comer todos os dias como os frutos, legumes e há alimentos que só
devemos comer de vez em quando. Aprendemos também que a água está no centro
pela sua importância.
Com
imagens dos folhetos do supermercado construímos um jogo para podermos jogar
com os nossos amigos do lar e no dia 14 fomos lá e passámos uma manhã muito
divertida em que todos participámos com muito entusiasmo.
No
dia 16 o dia da alimentação, combinámos repetir a experiência da flutuação, mas
desta vez com os frutos que as nossas mães têm em casa e a nossa pergunta foi:
“Todos os frutos flutuam?”
Concluímos
que alguns frutos flutuam e outros afundam.
E
fizemos o nosso registo:
Depois
em pequenos grupos construímos apetitosas espetadas com os frutos da nossa
experiência, que ficaram muito apetitosas e com as quais nos deliciámos no
almoço. E foi assim que celebrámos o nosso dia da alimentação.
Por
agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um
beijinho muito grande, dos:

OLÁ AMIGOS
Mais
um ano começou e cá estamos nós cheios de vontade de brincar de explorar de
partilhar com os nossos amigos todas as nossas novidades.
Este
ano iremos ser:
Pequenos
cientistas curiosos e perspicazes que vão: “APRENDER HOJE PARA CONHECER
AMANHÔ.
Desde
o início do ano já fizemos coisas muito importantes para nós e para os nossos
amigos.
Construímos
a nossa flor amiga que nos ajuda a portar bem e a respeitar todos à nossa
volta, porque nos ajuda a reflectir sobre as nossas atitudes e quando tudo corre
bem ela fica muito feliz e nós também, porque a flor tem uma caixa mágica que
nos dá uma surpresa.
Quando
nos portamos um bocadinho menos bem ela fica muito triste.
Como
os verdadeiros cientistas também nós temos as nossas camisas brancas, que os
nossos pais nos emprestaram e já começámos as nossas experiências. E também
fizemos os nossos crachás com os nossos nomes
A
nossa primeira experiência:
“A PINHA NA ÁGUA”
A
nossa pergunta foi: “O que é que acontece quando colocamos uma pinha na água?”
Ao
fim de algumas horas observámos que a nossa pinha fechou completamente e
descobrimos também que mesmo que se empurre para baixo ela volta a subir
porque, ela flutua.
Os
meninos mais crescidos da sala registaram graficamente a nossa experiência.
Com
a chegada do Outono as folhas caiem e ganham novas cores lindas que tivemos de encontrar no nosso cantinho da ciência, misturando as tintas com o
pincel.
A
nossa pergunta foi: “O que é que acontece quando misturamos as cores?”
Concluímos
que se misturarmos as cores conseguimos uma nova cor, fizemos então o registo
gráfico da nossa experiência.
Cada
um escolheu um desenho de folha do Outono e pintou-a com a cor que mais gostou
para decorarmos a nossa árvore do Outono.
No
passado dia 26 celebrámos o dia do coração e já com todos os cientistas de
camisa vestida fizemos um jogo com o qual em conjunto aprendemos que, “ com a nossa
alimentação podemos ajudar o nosso coração a ficar sempre feliz”:
Cada
um de nós decorou um pequeno coração que colocámos num colar para em casa
partilharmos com os nossos pais as nossas novas aprendizagens.
Por
agora ficamos por aqui nas nossas novidades.
Um beijinho muito grande dos
ANO LETIVO 2014/2015
.................................................................................A nossa tripulação de piratinhas, partiu à descoberta das tradições de Inglaterra, e descobriu que por lá se bebe o chá das cinco, que na época da Páscoa se realizam pequenos espectáculos e que se faz a caça aos ovos…Daí que decidimos fazer para as famílias uma pequena surpresa, preparámos uma festa do chá com bolinhos de chocolate e bolos de cocô entre outras iguarias e cantámos duas canções em Inglês…
Assim
aprendemos que existem diversos idiomas, que os diferentes povos comunicam com
diferentes linguagens e têm tradições diferentes e outras semelhantes às nossas.
Para
guardar as nossas amêndoas, fizemos um coelho com a técnica da dobragem.
A
festa do chá correu bem. As famílias aderiram à iniciativa e alguns familiares
quiseram colaborar com alguns docinhos.
Continuámos
a realizar o registo do crescimento do feijão e observámos, muitas alterações.
Descobrimos as partes da planta, desde a raiz, o caule, as folhas, concluindo
que mais tarde surgirá o fruto.
As
experiências de observação, sensibilizam a criança em idade pré-escolar para os
fenómenos naturais, levando-as a colocar hipóteses, formular questões, e chegar
às suas conclusões. Com uma linguagem adequada à faixa etária das crianças, mas
sempre tendo em atenção o rigor científico do que é observado/ apreendido.
Uma
vez que o sol já não anda tão envergonhado, temos realizado umas visitas ao
parque infantil.
Comemorámos o Dia Mundial da Dança no dia 29 de Abril e posso garantir-vos, foi uma manhã divertida...
Planificámos
em grupo as actividades a realizar para o dia da mãe. Depois de uma “chuva de
ideias concluímos que faríamos um colar, e um postal com um formato de uma
flor, que seria posteriormente dobrado pétala a pétala.
Resultado: Mães satisfeitas ;)
Realizámos
um desenho para a mãe, onde registámos o que fazemos com a mãe.
A
estagiária Mariana realizou uma apresentação em PowerPoint, onde retratou a
profissão de bombeiro, material por eles utilizado e as suas funções junto da
população.
Trouxemos
uma flor para colocar num mural em formato de coração, uma homenagem que
pretendemos fazer a todas as mães. O mural foi montado na igreja, tendo lá ficado
para a missa de Dia 4 de Maio, dia da Mãe.
Realizámos
a nossa visita mensal à biblioteca da instituição, e assistimos à dinamização
da história “O Ganso Gastão”, tendo realizado posteriormente uma reflexão em
grupo sobre a mesma.
Esta
história permitiu às crianças reflectirem sobre a forma como elas próprias se vêm
a si próprias.
publicado a 8 de Maio 2014
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O Pirata Santarrúia, escreveu-nos uma carta, e aí continuámos todo o processo de imaginação e criatividade, que pretendemos dar ao projecto, continuando a nossa viagem.
O
pirata trouxe a Bandeira de Portugal e como em Portugal, estamos na Primavera,
ele atribuiu-nos a tarefa de dar um ar primaveril à nossa sala. Todo o grupo
aderiu em massa à programação das actividades, tendo ainda sugerido a elaboração
de um placard sob a temática da Primavera.
Para
dar continuidade à nossa viagem, o Pirata ainda nos pediu para criarmos um
pirata para cada um de nós e atribuir-lhe um nome.
Aqui
fica o resultado…
(pirata caracolinhos, pirata dorminhoco, pirata teimoso e muitos mais...)
Observámos
o feijão e realizámos o registo da evolução do mesmo. Regámos o feijão com um
conta-gotas, pois a sua rega tem que ser cuidada, não devemos colocar água em
excesso.
Na terça-feira a Mariana(estagiária), trouxe-nos um placard com o objectivo de dar continuidade à profissão de Jardineiro e à necessidade de sol, água, terra, vento, para o desenvolvimento da planta. Conversámos sobre a energia eólica, sobre a importância do vento para transportar o néctar, alimentando assim as plantas. Decidimos construir um cata-vento, com a técnica de pintura de sopro, com palhinhas.
A partir da história “A lagarta comilona”,
surgiu a ideia de fazermos uma lagarta com tampas de garrafas, que costumamos
reciclar, sendo que a avó do Alfredo, também nos trouxe imensas tampas
coloridas.
À quinta-feira de manhã, costumamos, realizar actividades de motricidade
global; o jogo com as bolas de pingue-pongue, o jogo dos coelhos nas tocas,
jogos de lançamento de bola e dança.
Festejámos
o dia mundial do teatro. Tivemos a participação de alguns alunos da EPA e duas
professoras, foi uma atividade que além de uma peça de teatro, incluiu um
momento de dança em que as crianças puderam subir ao palco e dançar. Alguns
idosos do lar, vieram assistir à peça de teatro.
As
crianças da faixa etária 5/6 anos realizaram actividades nos seus cadernos, com
contas de somar e subtrair e formação de conjuntos.
Visitámos
a biblioteca da Instituição… Assistimos a uma história; “ O GRANDE e o
pequeno”, dinamizada pelas educadoras Margarida e Ana Paula, sendo que desta
vez foi utilizada a técnica do flanelógrafo, um meio de diversificar a forma
como se contam histórias.
O
pirata Santarrúia voltou a visitar-nos e a deixar mais algumas pistas para
encontrarmos o tesouro, deixou uma carta na caixa do correio, atribuindo uma
tarefa ao pirata caracolinhos, ele deveria procurar na sala uma bandeira… A
bandeira que se seguiu foi a de Inglaterra, deveríamos localizar esse país no
mapa e realizar em conjunto a planificação da Páscoa de acordo com as tradições
desse mesmo país.
As
ideias foram “mais do que muitas”, mas…
É
surpresa…
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A vida tem que
ser sonhada… imaginada e recriada…
Construímos uma história em grupo, sobre a aventura de um pirata, com o objetivo de assim continuarmos a conhecer continentes e oceanos, usando o nosso imaginário e associando a factos concretos do nosso mundo.
Aqui fica a história, escrita e ilustrada em grupo;
O Pirata
Santarrúia

Era uma vez um
pirata chamado Santarrúia. O sonho desse pirata cara de mau, era descobrir
tesouros. Mas havia um tesouro muito importante para ele. Ele queria descobrir
um baú, que lá dentro tinha joias e ouro.
O Santarrúia
partiu no seu barco pirata feito de madeira, com a bandeira de Portugal e as
suas velas eram coloridas, uma era vermelha outra era verde.
O Santarrúia
andava muito só e precisava de mais piratas, que seriam os seus ajudantes.
O Santarrúia ia
navegando pelo mundo inteiro e foi arranjando mais piratas, de vários países,
portugueses, ingleses, franceses, japoneses e espanhóis. Todos juntos
procuraram pelo mundo todo com um binóculo um tesouro.
Um dia pararam
numa ilha, Palma de Maiorca, ancoraram a sua caravela e prenderam a âncora nas
rochas. Saíram da caravela, através de uma ponte de ferro.
Chegaram à ilha e conheceram outras pessoas, que falavam espanhol, entenderam-se bem.
Os piratas levavam um mapa e uma pá, para escavar e encontrar o Baú do tesouro.
A ilha era muito bonita, tinha palmeiras e cocos. A água do mar era azul clarinha, via-se o fundo do mar e os peixinhos, bonitos e coloridos.
Os piratas caminharam horas e horas, contavam os passos, eram mais de cem, até que por fim encontraram um “X”, que ficava no meio da ilha. O tesouro estava enterrado debaixo do “X” e os piratas tiveram que cavar com as suas pás.
Tiraram o baú e abriram-no, lá dentro tinha joias e moedas de ouro.
Só que os
piratas maus tentaram roubar o tesouro, mas os piratas bons lutaram com as suas
espadas e conseguiram salvar o tesouro e levá-lo para o seu barco.
Foram embora e
partilharam o tesouro entre eles, porque eram amigos, eram todos do mesmo
grupo.
Como estavam
perto de África, foram procurar o tesouro de África.
(A história
continua…)
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Nestes últimos dias, temos estado a viver momentos inesquecíveis, construímos e cantámos uma canção do dia do pai… com palavras que rimam ( mais ou menos), e como já é tradição, elaborámos a prenda do dia do Pai…
Aqui
ficam algumas imagens…
Aprendemos
algumas estratégias deste jogo.
Nestes
últimos dias temos sido abençoados com um sol radioso que nos permitiu algumas
visitas à relva, tendo tido a hipótese de cantar os parabéns à Raquel, ao
Duarte e à nossa estagiária Mariana.
A
Mariana realizou connosco um jogo de mímica sobre as diversas profissões e nós
cumprimos os objetivos com sucesso. Aprendemos uma nova profissão… O
Jardineiro, para a qual a Mariana construiu uma história com pictograma.
Semeámos um feijão e agora vamos aguardar e registar a sua transformação, com o
decorrer dos dias.
Esta
semana tivemos a visita de alguns pais; o pai da Laura ensinou-nos a andar de
skate, na terça-feira, dia 18 de Março, estiveram connosco, alguns pais a
realizar pinturas, jogos de mesa e construções na manta com a pista de
comboios…
No
dia 19 de Março, o pai da Mariana contou-nos uma história (O meu pai é grande e
forte, mas…)
Tem sido uma semana super divertida com a participação de todos.
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Temos mais novidades fresquinhas, para vos mostrar...
Com
a estagiária Mariana Queirós aprendemos mais duas profissões, tendo para isso
realizado várias atividades…
Para a profissão de bailarina, realizámos a coreografia da dança “ As profissões” do DVD "Os caricas", com fatos a rigor… (saias de bailarina, para as meninas e laços para os meninos).
Aprendemos
alguns dos utensílios utilizados pelo médico, através de um circuito de
exploração da motricidade global, onde pudemos escolher os utensílios do
médico. Mas a Mariana colocou-nos algumas “ratoeiras”… imaginem que tínhamos
objetos tais como; o regador; uma vassoura; doces!
Com o cd interativo “O Luisinho e os Oceanos”, temos aprendido diversos conceitos
matemáticos e noções de linguagem escrita…
Além
disso, realizamos diversas aprendizagens sobre os Oceanos…
Trabalhámos
a temática do Carnaval. Aprendemos a canção e a coreografia “Somos piratas” do cd “Vila Moleza”. Efetuámos a pintura dos
lenços dos piratas.
Aprendemos a rimar,
primeiro em grupo com diversos exemplos e depois individualmente.
Na
semana da festa do Carnaval, a estagiária Mariana Queirós trouxe-nos mais uma
das atividades de um animador sociocultural, tendo realizado pinturas faciais,
de acordo com o que cada um de nós escolheu… foi muito divertido!!!!
A nossa festa de
Carnaval teve início, logo pela manhã, no lar Maria Amélia, com uma
apresentação para os idosos…
… e à tarde com a
subida ao palco e representação para as famílias.
Olá Mundo Virtual…
Temos agora mais uma oportunidade de divulgar as nossas aprendizagens…
Aqui estão algumas das nossas explorações…
Em Janeiro, festejámos o dia de reis. Ensaiámos a canção "O Natal dos simples", com direito à utilização de variados instrumentos musicais. Fomos visitar uma das turmas do 2º ano do centro escolar de Verdemilho e o lar da terceira idade da nossa Instituição. Fomos acolhidos por ambos com bastante recetividade.
Pesquisámos em conjunto com os pais os locais onde habitavam os pinguins, explorámos as diversas áreas de aprendizagem; aprendemos aspetos sobre os pinguins, habitat, alimentação, acabando por descobrir que existe uma cadeia alimentar... os pinguins comem os polvos e os peixes, as orcas e as focas comem os Pinguins.
Somos pequenos exploradores... pesquisámos em livros, na internet, trouxemos histórias...
Realizámos a coreografia "A dança do Pinguim", do cd Os Caricas
Demos forma à geometria, desenhámos com retângulos, círculos, triângulos, etc.
Temos connosco a Mariana Queirós, estagiária da área de Infância, da Escola Profissional de Aveiro. Tem trazido semanalmente uma profissão para explorarmos.
Explorámos a profissão de pasteleiro, animador sociocultural, professora, carteiro e bailarina.
E agora, até temos uma caixa de correio, para trocarmos correspondência... não se esqueçam... escrevam uma carta!
:)
No dia 14 de Fevereiro, comemorámos o dia da amizade... trocámos mensagens com os nossos amigos da sala amarela.
Recebemos a visita dos idosos do lar Amélia Madaíl.
Descobrimos que neste nosso mundo, as boas atitudes e a preocupação com o outro, faz toda a diferença.
:)

3 comentários:
Adorei ver os vossos trabalhinhos. Espero continuar a acompanhar-vor!!! Beijinhos a todos :)
Olá a todos
Parabéns pelos vossos trabalhinhos.
Vocês têm trabalhado muito na vossa salinha laranja.
Com a Isabel, a Mariana e a Carmo está-se sempre a aprender.
Bjinhos para todos.
Simplesmente, espectacular!! É bom... muito bom poder acompanhar, de certa forma, o dia a dia das nossas crianças!
Um bem-haja à educadora e auxiliares da sala laranja pelo "fantabulástico" trabalho que teem vindo a fazer... simplesmente (tal como já referenciei)... ESPECTACULAR!
Teresa :)
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