Cá estamos nós vindos da creche para uma nova sala, muito cheios de vontade de conhecer novos amigos e sempre prontos para novas aventuras e muitas aprendizagens. Pois é, já estamos um pouco mais crescidos e, agora na infantil, temos que nos adaptar a novas aventuras, desafios e, também, a algumas responsabilidades que nos fazem sentir ” muito grandes!”
Mas o que nós queremos mesmo é contar-vos as nossas novidades que começam logo no dia 3 de outubro, dia da música, quando, com os nossos amigos da sala azul, fomos visitar o Lar Amélia Madaíl e vivemos momentos de ternura. Cantámos e dançámos uma canção e os velhinhos do lar também nos ofereceram uma canção muito bonita. A mãe da nossa Bárbara fez uma caixinha de biscoitos que lhes pudemos oferecer e foi muito boa a nossa primeira saída!
Mas, durante este mês, as nossas novidades não se ficam por aqui... também participámos numa semana gastronómica onde, com os nossos amigos, passámos pelos 5 continentes e provámos comida de cada um e, com a ajuda dos nossos pais, realizámos uma exposição com receitas e iguarias, que fizeram as delícias de todos. O continente que ficámos a conhecer melhor foi a Europa, do qual construímos um espaço, que, em conjunto com os espaços dos nossos amigos, transformou o nosso salão num pequeno mundo, com muito para descobrir e saborear.!
No dia 31 tivemos uma surpresa muito boa dos nossos amigos da sala laranja, que nos vieram cantar e dançar uma música do dia das bruxas.
Nós comemorámos o dia das tradições no dia 1 de novembro, com uma antiga tradição dos Açores, na qual as crianças saiam à rua para pedir o pão por Deus. A Ana Paula construiu uma canção para nós, decorámos sacos de pano e resolvemos ir para a rua cantar a nossa canção e, em troca, recebemos biscoitos, bolinhos e muitas outras coisas boas que quem nos ouviu nos quis oferecer.
O nosso projeto de sala valoriza a amizade e o aprender a ser amigo e, no dia de São Martinho, fomos os seus ajudantes com os nossos cavalos de pau, que construímos com uma meia dos nossos pais. Pois o São Martinho também foi muito amigo quando ajudou o mendigo e cortou a sua capa vermelha para o proteger do frio. Também a nossa capa era vermelha e também nós queremos “aprender a ser amigos”. Depois fomos conviver com os nossos amigos na festa do Magusto, comemos castanhas, pão e um bolinho muito bom.
No dia da língua gestual, a mãe da Constança veio mostrar-nos um bocadinho dessa língua tão especial que nos permite falar em silêncio com meninos como nós que não nos conseguem ouvir. Aprendemos alguns gestos de nomes de animais e deliciámo-nos com a história da Carochinha representada em língua gestual.
As educadoras Isabel e Sandra contaram-nos na biblioteca a história do “Patinho e do Pintainho”, a qual nos fez pensar o que é para nós ser amigo e, apesar de sermos pequeninos, fez-nos refletir um bocadinho.
E dezembro lá chegou a correr e com ele a magia do Natal, que vivemos na nossa sala de uma forma muito alegre e entusiástica. Preparámos a nossa sala com a ajuda dos nossos pais que decoraram a nossa árvore com bolas e fitas. A rena Rodolfo foi a mensageira do Pai Natal, que veio dar-nos uma prenda no dia da festa onde já participámos representando um auto de Natal e fazendo as delícias de todos. No dia 23 deixámos bolachinhas, leitinho e uma história para o Pai Natal poder descansar um bocadinho enquanto distribui as prendas. Por fim, neste Natal, partilhámos, dividimos, demos um pouco do que temos para aqueles que precisam de uma ajuda amiga, que nós, com as nossas famílias, tentámos dar. Ainda somos pequeninos mas já sabemos ser amigos, e “um pouquinho de todos” é o “muito de alguns”. Obrigada família por serem quem são e estarem sempre presentes!
Voltamos com mais novidades no próximo jornalinho. Até lá! Beijinhos.
Sala Amarela
Sem comentários:
Enviar um comentário